Tipos de Tratamento do Câncer em Adultos Jovens

Os principais tratamentos para câncer em adultos jovens são os mesmos utilizados em outras faixas etárias. A escolha do tratamento depende principalmente do tipo e estadiamento da doença. Às vezes, mais de um tipo de tratamento é realizado ou são realizadas combinações terapêuticas.

É importante que todas as opções terapêuticas sejam discutidas com o médico, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades de cada paciente.

  • Cirurgia

A cirurgia é um tratamento comum, especialmente para o câncer em estágio inicial. O tipo de cirurgia depende do tipo e da localização do tumor.

Os adultos jovens têm algumas vantagens quando se trata de cirurgia, uma vez que eles geralmente têm menos problemas de saúde do que pessoas mais velhas e idosos, e existe menos preocupação com a anestesia do que com as crianças.

  • Radioterapia

O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor.

Os adultos jovens são menos propensos a ter grandes efeitos colaterais da radiação do que as crianças, porque os seus corpos já não estão se desenvolvendo tão rapidamente. Mas, algumas partes do corpo podem ser muito sensíveis aos efeitos da radiação.

  • Quimioterapia e outros medicamentos

A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para tratar o câncer. Alguns medicamentos quimioterápicos são administrados por via oral, enquanto outros são por via venosa. A químio é muitas vezes administrada no tratamento de câncer avançado, mas também pode ser realizada para os cânceres em estágios iniciais (geralmente junto com outros tratamentos).

Os medicamentos quimioterápicos provocam efeitos colaterais porque agem sobre as células que se dividem rapidamente. Os adultos jovens geralmente suportam melhor as altas doses de quimioterapia do que os idosos, mas doses mais elevadas podem causar efeitos colaterais a curto e longo prazo.

  • Terapia-alvo

Para alguns tipos de câncer, novos medicamentos alvo podem ser usados em vez dos quimioterápicos padrão. A terapia alvo é direcionada às células que se dividem rapidamente, por isso são eficazes contra essas células. Os medicamentos alvo às vezes funcionam quando os quimioterápicos padrão não respondem ao tratamento, e eles têm diferentes efeitos colaterais, que muitas vezes são menos severos.

  • Hormonioterapia

Alguns cânceres, como alguns tipos de câncer de mama, crescem em resposta a determinados hormônios no corpo. Às vezes, esses cânceres podem ser tratados com hormonioterapia, que impede as células cancerígenas de responder a esses hormônios.

  • Imunoterapia

Alguns medicamentos agem sobre o próprio sistema imunológico, diretamente nas células cancerígenas. A imunoterapia pode ser muito útil contra alguns tipos de câncer, e apresenta diferentes efeitos colaterais quando comparados aos quimioterápicos convencionais.

  • Transplante de células tronco

O transplante de células tronco, anteriormente denominado transplante de medula óssea, é uma maneira de administrar altas doses de quimioterapia, às vezes junto com a radioterapia. É uma opção para o tratamento de alguns tipos de câncer, geralmente se outros tratamentos não estão respondendo.

Sem o transplante de células tronco, as doses dos medicamentos quimioterápicos que podem ser administradas são limitadas porque poderiam danificar seriamente a medula óssea, onde as novas células sanguíneas são produzidas. Isso poderia levar a infecções fatais, hemorragia e outros problemas em função da diminuição das taxas sanguíneas.

Quando um transplante de células tronco é realizado, as células tronco formadoras de sangue são coletadas do paciente ou de um doador. As células tronco são mantidas congeladas, enquanto o paciente recebe altas doses de quimioterapia e às vezes a radioterapia para destruir as células cancerígenas. Depois, as células tronco são introduzidas ao corpo através de uma transfusão de sangue. Elas se instalam na medula óssea e começam a produzir novas células sanguíneas.

Um transplante de células tronco é um tratamento de alta complexidade que pode causar importantes efeitos colaterais e exige um longo período de internação. Se o transplante for uma opção de tratamento, é importante avaliar os possíveis benefícios, riscos e custos deste procedimento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho