O oncologista pode optar entre vários tipos de perfil molecular que seguem processos similares. Alguns envolvem o uso de várias tecnologias para fornecer informações muito específicas sobre a composição molecular e genética de um tumor. Existem muitos tipos de biomarcadores, incluindo genes, proteínas e moléculas específicas e, portanto, muitas maneiras de detectá-los e medi-los:
Muitas vezes esses testes são feitos a partir de amostras de tecido retirados durante a biópsia ou cirurgia, mas já existem alguns testes que identificam biomarcadores circulantes no sangue, no que chamamos de biópsia líquida. O oncologista determinará o que é mais apropriado para cada paciente.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.