Tipos de sarcomas de partes moles

Existem mais de 50 tipos diferentes de sarcomas de partes moles. Alguns são bastante raros e nem todos estão listados aqui:

  • Fibrossarcoma. É um câncer do tecido fibroso, que geralmente afeta as pernas, braços ou tronco. É mais frequente em pessoas entre 20 e 60 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na infância.
     
  • Sarcoma de partes moles alveolar.  É um tipo raro de câncer que acomete principalmente adultos jovens. Esses tumores geralmente começam nas pernas.
     
  • Angiossarcoma. É um tumor maligno que pode se desenvolver a partir dos vasos sanguíneos (hemangiosarcomas) ou dos vasos linfáticos (linfangiossarcomas). Esses tumores estão associados à exposição à radiação, podendo se iniciar em áreas irradiadas para outras doenças como câncer, por exemplo, os angiossarcomas podem ser diagnosticados após a radioterapia para o câncer de mama e nos membros atingidos pelo linfedema.
     
  • Sarcoma de células claras. É um tipo raro de câncer que se desenvolve nos tendões dos braços ou pernas. Quando visualizado sob o microscópio, observa-se que tem algumas características do melanoma, um tipo de câncer que se desenvolve a partir das células que produzem a pigmentação da pele.
     
  • Tumor de células desmoplásicas pequenas e redondas. É um sarcoma raro que ocorre em adolescentes e adultos jovens, encontrados com mais frequência no abdômen.
     
  • Sarcoma epitelioide. A maioria se desenvolve em tecidos sob a pele das mãos, antebraços, pés ou pernas. Ocorre com mais frequência em adolescentes e adultos jovens.
     
  • Sarcoma fibromixoide de baixo grau. É um câncer de crescimento lento que, na maioria das vezes, se desenvolve como um crescimento indolor no tronco ou braços e pernas. Também é denominado tumor de Evans.
     
  • Tumor estromal gastrointestinal (GIST). É um tipo de sarcoma que começa no trato digestivo.
     
  • Sarcoma de Kaposi. É um tipo de sarcoma que se inicia nas células do tecido linfático ou nos vasos sanguíneos.
     
  • Leiomiossarcoma. É um tipo de câncer que começa no tecido muscular liso. Esses tumores, geralmente, começam no abdômen, mas também podem se iniciar em outras partes do corpo, como braços e pernas ou no útero.
     
  • Lipossarcomas. São tumores malignos do tecido adiposo. Eles podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas são mais frequentes na coxa, abaixo do joelho e no interior do abdômen. Eles ocorrem principalmente em adultos entre 50 e 65 anos.
     
  • Mesenquimoma maligno. É um tipo raro de sarcoma que contém algumas áreas com características de fibrossarcoma e outras áreas com características de pelo menos dois outros tipos de sarcoma.
     
  • Tumores dos nervos periféricos malignos. Incluem neurofibrossarcomas, Schwannomas malignos e sarcomas neurogênicos. Estes são sarcomas que se desenvolvem a partir de células que circundam um nervo.
     
  • Mixofibrossarcomas de baixo grau. São frequentemente diagnosticados nos braços e pernas de pacientes idosos. Eles são mais comuns sobre ou logo abaixo da pele, podendo apresentar mais de uma lesão nodular.
     
  • Rabdomiossarcoma. É o tipo mais frequente de sarcoma de partes moles observado em crianças.
     
  • Sarcoma sinovial. É um tumor maligno dos tecidos que protegem as articulações. Os locais mais frequentes são o quadril, joelho, tornozelo e ombro. Este tumor é mais frequente em crianças e adultos jovens, mas pode acometer pessoas mais velhas.
     
  • Sarcoma pleomórfico indiferenciado. Também conhecido como histiocitoma fibroso maligno é mais frequentemente diagnosticado nos braços ou pernas. Com menos incidência no abdômen. É mais frequente em adultos. Embora a maioria tende a crescer localmente, pode se espalhar para locais distantes.

 Tumores de partes moles intermediários
 
Este tipo de tumor pode crescer e invadir os tecidos e órgãos próximos, mas tendem a não se disseminar para outras partes do corpo:

  • Dermatofibrossarcoma protuberante. É um câncer do tecido fibroso de crescimento lento, geralmente no tronco ou nos membros. Ele cresce em tecidos próximos, mas raramente se espalha para locais distantes.
     
  • Fibromatose. É o nome dado ao tumor de tecido fibroso com características entre o fibrossarcoma e tumores benignos, como fibromas e fibromatose superficial. Eles tendem a crescer lentamente, mas de forma constante. Também são denominados tumores desmoides. Raramente se espalham para locais distantes, mas causam problemas, crescendo em tecidos próximos.
     
  • Hemangioendotelioma. É um tumor dos vasos sanguíneos considerado um câncer de baixo grau, o que significa que cresce e se espalha lentamente. Cresce em tecidos próximos e, às vezes, pode se espalhar para partes distantes do corpo. Pode começar nas partes moles ou em órgãos internos, como fígado ou pulmões.
     
  • Fibrossarcoma infantil. É o sarcoma de partes moles mais frequente em crianças com menos de um ano de idade. Tende a ser de crescimento lento e é menos provável que se espalhe para outros órgãos como o fibrossarcoma adulto.
     
  • Tumor fibroso solitário. Geralmente é benigno, mas pode eventualmente ser maligno. Alguns começam na coxa, axila e pelve. Também pode começar no tecido ao redor do pulmão (pleura).

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/11/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho