Tipo de Tratamento

Radioterapia


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Radioterapia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/04/2014 - Data de atualização: 13/04/2021


A radioterapia pode ser administrada de duas maneiras:

A radioterapia externa ou radioterapia convencional consiste na irradiação de um determinado volume alvo (tumor) com um feixe de radiação externo (a longa distância) geralmente de raios X ou de elétrons de alta energia produzidos por um acelerador linear. A maioria dos pacientes que realizam radioterapia recebem essa modalidade de tratamento.

Utilizando um software de planejamento de alta tecnologia, a equipe multidisciplinar da radioterapia planeja o tamanho, a forma e a direção do feixe, para tratar de maneira eficaz o tumor, poupando o tecido normal adjacente. Esse tratamento consiste em irradiar o órgão alvo com doses fracionadas e é realizado cinco vezes na semana, durante um período de quatro  a seis semanas.

A radioterapia interna ou braquiterapia utiliza fontes de radiação interna (a curta distância). Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral.

Radioterapia interna pode envolver um implante radioativo, uma solução líquida ou uma injeção intravenosa. Dependendo do tipo de tratamento a ser utilizado, o paciente pode precisar ser hospitalizado por um curto período de tempo.

A radiação emitida pela radioterapia interna é indolor, embora o procedimento para inserir a fonte possa, às vezes, causar um leve desconforto.
 
Texto originalmente publicado nos sites American Cancer Society (27/12/2019), e National Cancer Institute (08/01/2019), livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive