Tipos de Câncer

Linfoma de Hodgkin

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Linfoma de Hodgkin

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/06/2015 - Data de atualização: 26/06/2018


Existem dois tipos principais de Linfoma de Hodgkin:

Linfoma de Hodgkin Clássico

O linfoma de Hodgkin clássico representa 95% dos casos da doença de Hodgkin em países desenvolvidos.

As células cancerígenas no linfoma de Hodgkin clássico são denominadas células de Reed-Sternberg e são geralmente um tipo anormal de linfócito B. Os linfonodos aumentados em pacientes com linfoma de Hodgkin clássico geralmente têm um pequeno número de células de Reed-Sternberg e um grande número de células imunológicas normais circundantes.

O linfoma de Hodgkin clássico está subdivido em 4 subtipos:

  • Esclerose nodular. Este é o tipo mais comum da doença. Ocorre principalmente em pessoas mais jovens, igualmente em homens e mulheres. Tende a começar nos linfonodos do pescoço ou tórax.

  • Celularidade mista. Este é o segundo tipo mais comum e é visto na maior parte em adultos mais velhos. Pode começar em qualquer linfonodo, mas na maioria das vezes ocorre na metade superior do corpo.

  • Predomínio linfocitário. Este subtipo ocorre geralmente na metade superior do corpo e raramente é encontrado em mais do que alguns nódulos linfáticos.

  • Depleção linfocitária. Esta é a forma menos comum de doença de Hodgkin. É visto principalmente em pessoas idosas. A doença tem maior probabilidade de ser avançada, quando diagnosticada nos linfonodos do abdome, baço, fígado ou medula óssea.

Linfoma de Hodgkin de predomínio Nodular Linfocitário

O linfoma de Hodgkin de predomínio nodular linfocitário responde por cerca de 5% da doença de Hodgkin. Ele possui células grandes, muitas vezes chamadas células pipoca (porque se parecem com pipoca), que são variantes das células de Reed-Sternberg.

Este tipo de linfoma geralmente envolve os gânglios linfáticos do pescoço e axilas. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, sendo mais comum em homens do que em mulheres. Esse tipo de linfoma é tratado de forma diferente dos tipos clássicos.

Fonte: American Cancer Society (28/03/2017)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive