Tipos de Câncer

Câncer de Vulva

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Câncer de Vulva

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/02/2017 - Data de atualização: 17/02/2017


Os principais tipos de câncer de vulva são:

Carcinomas de Células Escamosas


A maioria dos cânceres de vulva são carcinomas de células escamosas. Este tipo de câncer se inicia nas células escamosas, o principal tipo de células da pele. Existem vários subtipos de carcinoma de células escamosas:

  • Tipo Queratinizante. É o mais comum, geralmente se desenvolve em mulheres mais velhas, e não está relacionado à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV).
  • Tipo Basaloide e Verruga. São menos comuns e são frequentemente encontrados em mulheres mais jovens com infecções por HPV.
  • Carcinoma Verrucoso. É um subtipo raro, de crescimento lento e tende a ter um bom prognóstico. Este câncer parece ser uma verruga grande e uma biópsia é necessária para determinar se é benigno (ou não).

Adenocarcinoma

O câncer que se inicia nas células glandulares é denominado adenocarcinoma. Cerca de 8% dos cânceres de vulva são adenocarcinomas. Os adenocarcinomas vulvares frequentemente começam nas células das glândulas de Bartholin. Estas glândulas são encontradas apenas no interior da abertura da vagina. O câncer da glândula de Bartholin é facilmente confundido com um cisto (acúmulo de líquido na glândula), retardando o diagnóstico e tratamento corretos. Os adenocarcinomas também podem se formar nas glândulas sudoríparas da pele da vulva.

A doença de Paget da vulva é uma condição na quais células de adenocarcinoma são encontradas na camada superior da pele. Até 25% das pacientes com a doença de Paget vulvar têm também um adenocarcinoma invasivo vulvar, na glândula de Bartholin ou nas glândulas sudoríparas. Nas demais pacientes, as células cancerígenas são encontradas apenas na camada superior da pele.

Melanoma

Os melanomas se desenvolvem a partir das células produtoras do pigmento que dá cor à pele. Eles são muito mais comuns em áreas da pele expostas ao sol, mas também podem se iniciar em outras áreas, como a vulva. Os melanomas vulvares são raros, constituindo cerca de 6% dos cânceres de vulva.

Sarcoma

O sarcoma é um câncer que começa nas células ósseas, musculares ou do tecido conjuntivo. Menos de 2% dos casos de câncer de vulva são sarcomas. Ao contrário de outros tipos de câncer da vulva, os sarcomas vulvares podem ocorrer em mulheres em qualquer idade, inclusive na infância.

Carcinoma Basocelular

O carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele, é mais frequentemente diagnosticado em áreas da pele expostas ao sol, raramente ocorre na vulva.

Fonte: American Cancer Society (16/02/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive