Tipos de Câncer

Câncer de Sítio Primário Desconhecido

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Câncer de Sítio Primário Desconhecido

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/02/2014 - Data de atualização: 09/10/2017


Os cânceres são classificados com base a sua origem primária, e também podem ser agrupados pelos tipos celulares. Este agrupamento é baseado em como as células cancerígenas são visualizadas ao microscópio e em alguns exames de laboratório. Conhecer o tipo de célula pode dar ao patologista uma pista de onde o câncer começou.

Carcinoma. Um carcinoma é um câncer que começa nas células que revestem o interior ou exterior de um órgão do corpo. Estas células são chamadas células epiteliais. Existem diferentes tipos de carcinomas, dependendo de como as células cancerígenas são vistas sob o microscópio. Os dois tipos mais comuns são o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma.

Carcinoma de Células Escamosas. Os cânceres formados por células planas que se parecem com as células normalmente encontradas na superfície da pele ou no revestimento de certos órgãos são chamadas de carcinomas de células escamosas. Os cânceres de células escamosas podem começar na boca, garganta, esófago, pulmão, ânus, colo do útero, vagina e alguns outros órgãos.

Adenocarcinoma. Os cânceres que se desenvolvem a partir das células de glândulas são denominados adenocarcinomas. As células de glândulas são encontradas em muitos órgãos do corpo, incluindo alguns que não são geralmente considerados como glandulares. Por exemplo, a maioria dos tipos de câncer de estômago e intestino são adenocarcinomas. Cerca de 40% dos tumores de pulmão são adenocarcinomas. Os adenocarcinomas também podem se desenvolver em muitos outros órgãos.

Outros Tipos de Câncer


Tipos de câncer menos comuns podem se desenvolver a partir de outras células:

  • Linfomas. Se desenvolvem a partir das células do sistema imunológico encontradas nos nódulos linfáticos e em vários outros órgãos.

  • Melanomas. Se desenvolvem a partir das células que dão a cor  à pele.

  • Sarcomas. Se desenvolvem a partir de células do tecido conjuntivo que normalmente estão presentes nos tendões, ligamentos, músculos, gordura, ossos, cartilagens e tecidos relacionados.

  • Tumores de Células Germinativas. Podem se desenvolverem nos testículos em homens ou nos ovários em mulheres, ou nas partes do corpo onde estes órgãos são originados no feto.

Esta lista não pretende incluir todos os tipos de cânceres, mas apenas citar os mais comuns.

Quando as células cancerígenas se parecem muito com as células normais do órgão onde se iniciam, o câncer é chamado bem diferenciado. Quando as células não se parecem com as células normais, são denominados pouco diferenciados. Os tumores de sítio primário desconhecido são geralmente pouco diferenciados.

Fonte: American Cancer Society (27/01/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive