Tipos de Câncer

Câncer de Pulmão

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Câncer de Pulmão

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/09/2014 - Data de atualização: 20/04/2020


O câncer de pulmão se divide em dois tipos principais, que são tratados de maneira muito diferente:

  • 80 a 85% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de não pequenas células.
  • 10 a 15% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de pequenas células.

Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

O câncer de pulmão de não pequenas células dependendo da célula da qual se originou está dividido em três subtipos:

  • Adenocarcinoma. Os adenocarcinomas começam nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco. Esse tipo de câncer de pulmão ocorre principalmente em fumantes e ex-fumantes, mas também é o tipo mais comum em não fumantes. É mais frequente em mulheres do que em homens, e é mais propenso a ocorrer em pessoas mais jovens do que outros tipos de câncer de pulmão. O adenocarcinoma é normalmente encontrado nas áreas externas do pulmão. Ele tende a crescer mais lentamente do que os outros tipos de câncer de pulmão, e tem mais chance de ser diagnosticado antes de se disseminar. Os pacientes com adenocarcinoma in situ têm um melhor prognóstico do que aqueles com outros tipos de câncer de pulmão.
     
  • Carcinoma espinocelular. Esses tumores começam nas células epidermoides, que se caracterizam por serem planas, e revestem o interior das vias aéreas. Esse tipo de câncer de pulmão está relacionado com o tabagismo e tende a ser encontrado na região central dos pulmões, próximo aos brônquios.
     
  • Carcinoma de grandes células (indiferenciado). Esse tipo de tumor pode aparecer em qualquer parte do pulmão e tende a crescer e se disseminar rapidamente, o que pode tornar o tratamento mais difícil. Um subtipo do carcinoma de grandes células, conhecido como carcinoma neuroendócrino de grandes células, é um tumor de crescimento rápido, muito semelhante ao câncer de pulmão de pequenas células.

Outros subtipos. Alguns subtipos de câncer de pulmão de não pequenas células, como o carcinoma adenoescamoso e o carcinoma sarcomatoide, são menos comuns.

Câncer de Pulmão de Pequenas Células

Esse tipo de câncer de pulmão tende a crescer e se disseminar mais rápido que o câncer de pulmão de não pequenas células. Cerca de 70% dos pacientes com câncer de pulmão de pequenas células terão metástases no momento do diagnóstico. Como esse câncer cresce rapidamente, tende a responder bem à quimioterapia e a radioterapia. No entanto, a maioria dos pacientes terá recidiva da doença em algum momento.

Outros tipos de tumores de pulmão

Além dos dois tipos principais de câncer de pulmão, outros tumores podem acometer os pulmões:

Tumores carcinoides do pulmão. Correspondem a menos de 5% dos cânceres pulmonares. A maioria destes tumores tem crescimento lento.

Outros tumores pulmonares. Outros tipos de câncer de pulmão, como carcinomas adenoides císticos, linfomas e sarcomas, bem como tumores benignos de pulmão, como hamartomas, são raros. Esses são tratados de forma diferente dos cânceres de pulmão mais comuns e não são discutidos aqui.

Metástases pulmonares. Os cânceres que começam em outros órgãos, como pâncreas, mama, rim ou pele, às vezes podem se disseminar para os pulmões, mas estes não são cânceres de pulmão. Por exemplo, o câncer que começa na mama e se dissemina para os pulmões ainda é câncer de mama, e não câncer de pulmão. O tratamento para o câncer metastático localizado nos pulmões é baseado no local onde se iniciou (local do câncer primário). Assim se o tumor primário é de mama e a metástase se encontra nos pulmões, será tratada como câncer de mama.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive