Tipos de Câncer

Câncer de Boca e Orofaringe

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de câncer de boca e orofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 20/09/2021


Vários tipos de cânceres podem começar na boca ou na orofaringe.

  • Carcinoma de células escamosas. A maioria dos cânceres de cavidade oral e de orofaringe é um carcinoma de células escamosas. Esses cânceres começam nas células planas, que normalmente formam o revestimento da boca e da garganta. O estágio inicial do câncer de células escamosas é denominado carcinoma in situ, isto é, as células cancerígenas estão presentes apenas no epitélio (superfície). Isso é diferente de um carcinoma de células invasivas, onde as células cancerígenas se desenvolvem nas camadas mais profundas da cavidade oral ou da orofaringe.
     
  • Cânceres relacionados ao HPV. A infecção por certos tipos de papilomavírus humano (HPV) provoca a maioria dos cânceres de células escamosas da orofaringe (câncer HPV+). Os cânceres HPV+ são vistos com mais frequência em jovens sem histórico de uso de tabaco ou álcool.
     
  • Carcinoma verrucoso. É um tipo raro de carcinoma de células escamosas frequentemente encontrado na gengiva e bochecha. É um câncer de crescimento lento que raramente se dissemina para outras partes do corpo.
     
  • Carcinoma de glândulas salivares menores. Esse tipo de câncer pode se desenvolver nas glândulas da mucosa da boca e perto da garganta. Existem vários tipos de câncer de glândulas salivares menores, incluindo carcinoma adenoide cístico, carcinoma mucoepidermoide e adenocarcinoma polimorfo de baixo grau.
     
  • Linfomas. As amígdalas e a base da língua pertencem ao sistema imunológico (tecido linfoide), onde os linfomas podem se iniciar.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive