Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Testes da Expressão Gênica do Câncer de Mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/06/2017 - Data de atualização: 24/07/2020


Os testes que analisam os padrões de determinados genes, denominados perfil de expressão gênica, podem prever se um determinado tipo de câncer de mama em estágio inicial tem maior probabilidade de recidivar após o tratamento inicial. Com esta informação os médicos podem saber quais mulheres provavelmente se beneficiarão da quimioterapia após a cirurgia da mama.

Testes de expressão gênica

O Oncotype DX®, MammaPrint® e Prosigna® são exemplos de testes que analisam diferentes conjuntos de genes do câncer de mama. E já existem mais testes em desenvolvimento. Esses testes geralmente são usados ​​para cânceres em estágio inicial e não são indicados para todos os casos. Por exemplo, para o câncer de mama avançado, pode estar evidente que a indicação terapêutica é quimioterapia, sem que seja necessário realizar um teste de expressão gênica.

          Oncotype DX®

Esse exame é usado para tumores receptores de hormônio positivo, estágios I, II ou IIIa, que não se disseminaram para mais de três linfonodos e são negativos para HER2. Também pode ser usado para carcinoma ductal in situ ou câncer de mama estágio 0.

Esse exame analisa um conjunto de 21 genes nas células da amostra do tumor para determinar uma pontuação entre 0 e 100. Essa pontuação reflete o risco da recidiva nos próximos 10 anos e a probabilidade da paciente de se beneficiar da quimioterapia após a cirurgia.

  • Pontuação menor (0 a 25) significa baixo risco de recidiva. As mulheres nesta faixa provavelmente não se beneficiarão com a quimioterapia e apresentam bons resultados quando tratadas com hormonioterapia.
  • Pontuação alta (26 a 100) significa alto risco de recidiva. As mulheres nesta faixa provavelmente se beneficiarão da quimioterapia adicionadas à hormonioterapia para diminuir a chance da recidiva.

Mulheres até 50 anos com baixa pontuação (16 a 25) de recidiva, podem ter um benefício de pequeno a moderado com a adição da quimioterapia. Converse com seu médico sobre suas opções.

          MammaPrint®

Esse exame é usado para determinar qual a probabilidade dos cânceres de mama serem susceptíveis de metástases após o tratamento inicial. Pode ser usado para qualquer tipo de câncer de mama invasivo com até 5cm e que tenha se disseminado para não mais do que 3 linfonodos. Esse teste pode ser realizado independentemente do status hormonal e do status HER2.

Esse exame analisa a atividade de 70 genes diferentes para determinar se o câncer é de baixo ou alto risco ou se existe a probabilidade de recidiva da doença em 10 anos.

          Prosigna®

Esse teste é usado para prever o risco da recidiva em 10 anos em mulheres menopausadas e com câncer de mama invasivos receptor de hormônio positivo. Pode ser usado para testar tumores em estágio I ou II que não se disseminaram para os linfonodos, ou cânceres em estágio II com não mais que 3 linfonodos positivos.

O teste analisa 50 genes e classifica os resultados como risco baixo, intermediário ou alto.

Entendendo os resultados

O teste de expressão gênica pode prever quais mulheres se beneficiarão da quimioterapia após a cirurgia de mama (quimioterapia adjuvante). A terapia hormonal é um tratamento padrão para o câncer de mama receptor hormonal positivo, mas nem sempre está claro quando fazer a quimioterapia. Esses testes podem ajudar a orientar essa decisão.

Atualmente, esses testes estão sendo analisados ​​em grandes ensaios clínicos para entender quando é o melhor momento de usá-los.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/09/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive