Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Teste genético consegue antecipar ações de prevenção contra o câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/03/2019 - Data de atualização: 14/03/2019


O teste genético é um aliado na prevenção e tratamento contra o câncer. A análise é feita a partir do sangue ou da saliva do paciente e é capaz de ajudar no diagnóstico precoce, bem como na personalização de tratamentos para quem já está doente. 

Segundo o oncologista e hematologista Bernardo Garicochea, diretor do grupo de aconselhamento genético do Instituto Oncovida/Oncoclínicas, o teste pode ser solicitado caso o médico suspeite do “perfil” do paciente. Algumas pistas que indicam um padrão familiar são cânceres em pessoas com menos de 35 anos, tipos de câncer muito agressivos, mulheres que tiveram câncer nas duas mamas ou câncer de ovário (1/4 dos casos é genético), e por fim, uma única pessoa da família que teve vários tipos de câncer. 

O especialista afirma que em 10% dos exames de análise genética é possível identificar casos de câncer que poderão acontecer e quais as probabilidades de cada um baseado em genes com mutações. Segundo o médico, esses genes estão presentes desde o nascimento, mas alguns fatores como sedentarismo, tabagismo e estilo de vida podem desencadear a doença.  

“Pacientes que descobrem que têm mutações genéticas têm maior probabilidade de desenvolverem cânceres, caso não façam nada”,  afirma o oncologista. A partir da análise genética, algumas intervenções podem diminuir os riscos, como, por exemplo, tomar ou não hormônios, usar medicamentos específicos e, em casos mais sérios, antecipar a remoção de órgãos, como fez a atriz Angelina Jolie. 

Entre as vantagens do exame genético, Garicochea afirma que as informações obtidas também são uteis para definir qual a abordagem de tratamento mais adequada para o organismo: quimioterapia, radioterapia, medicamentos ou a combinação delas.

Atualmente, o exame genético só é ofertado no Brasil na rede privada e o preço varia entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil. O médico afirma que o exame consegue mostrar no DNA células cancerígenas com detalhamento muitas vezes imperceptível até em tomografias.  

Fonte: Metrópoles

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive