Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Teste flagra câncer de bexiga pela urina

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/06/2021 - Data de atualização: 07/06/2021


Mais comum em homens, o câncer de bexiga costuma passar despercebido ou ser confundido com uma infecção urinária. Assim, acaba sendo encontrado já em estágio avançado. Para complicar, a citoscopia, exame que faz o diagnóstico, é invasiva e dolorosa.

Mas um novo método pode resolver a questão, utilizando a urina para encontrar pistas deixadas pelo tumor. A abordagem, desenvolvida pela química Juliana Vieira Alberice durante seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), é feita em minutos a um custo de cerca de 20 reais.

Seria uma novidade e tanto. “Diferentemente de produtos já existentes fora do país, que miram em um marcador, nós procuramos entre três e cinco, o que aumenta a confiabilidade do teste”, conta Juliana. O exame, em fase de validação, deve ficar pronto em seis meses.

De olho no perigo

Quatro pontos de atenção para detecção precoce da doença:

Idade e raça: Tumores de bexiga são mais frequentes em homens brancos, entre os 60 e os 70 anos de idade. O grupo deve ficar atento aos sinais.

Tabagismo: De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), até 70% dos casos da doença estão ligados ao consumo de cigarros.

Exposição: Diversos compostos aumentam o risco. Trabalhadores da agricultura, construção, indústrias petroquímica, têxtil, química e várias outras entram na lista.

Sintomas: Não é necessário fazer rastreamento do câncer de bexiga, mas sinais como dor e sangue ao urinar exigem atenção imediata.

Fonte: Veja Saúde

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive