Imunoterapia para câncer de próstata

A imunoterapia usa medicamentos para estimular o sistema imunológico do paciente a reconhecer e destruir as células cancerígenas de forma mais eficaz. Vários tipos de imunoterapia podem ser utilizados no tratamento do câncer de próstata.

Vacinas

Sipuleucel-T é uma vacina contra o câncer. Ao contrário das vacinas tradicionais, que aumentam o sistema imunológico para prevenir doenças infecciosas, essa vacina estimula o sistema imunológico para que ele ataque as células cancerígenas do câncer de próstata no organismo.

A vacina é usada para tratar o câncer de próstata avançado que não está mais respondendo à hormonioterapia, mas que está provocando poucos ou nenhum sintoma.

Essa vacina é produzida individualmente, não sendo elaborada em massa. Para a produção dessa vacina, células brancas são retiradas do sangue do paciente e expostas a uma proteína a partir de células cancerígenas da próstata denominada fosfatase ácida prostática. Essas células são devolvidas ao paciente por infusão numa veia. No organismo, as células induzem outras células do sistema imunológico a atacar o tumor. 

A vacina não bloqueia o desenvolvimento do tumor, mas aumenta sua sobrevida. Assim como a hormonioterapia e a quimioterapia, esse tipo de tratamento não demonstrou curar o câncer de próstata.

Possíveis efeitos colaterais da vacina. Os efeitos frequentes da vacina podem incluir febre, calafrios, fadiga, dores nas costas e nas articulações, náuseas e dor de cabeça. Na maioria das vezes começam durante as infusões celulares e não duram mais do que alguns dias. Alguns homens podem apresentar outros sintomas, como problemas respiratórios e hipertensão arterial, que geralmente melhoram após o tratamento.

Inibidores do controle imunológico

Uma função importante do sistema imunológico consiste em sua capacidade de atacar as células normais e anormais do corpo. Para fazer isso, ele usa pontos de verificação, - as chamadas moléculas de controle imunológico em células imunológicas que precisam ser ativadas (ou desativadas) para iniciar uma resposta imunológica. As células cancerígenas, às vezes, usam esses pontos de controle para evitar serem atacadas pelo sistema imunológico. Esses medicamentos têm como alvo as proteínas do ponto de controle restabelecendo a resposta imunológica contra as células cancerígenas.

Por exemplo, o pembrolizumabe e o dostarlimabe são medicamentos que têm como alvo a PD-1, uma proteína do ponto de verificação nas células do sistema imunológico denominadas células T, que normalmente impede que essas células ataquem outras células do corpo. Ao bloquear a PD-1, esse medicamento aumenta a resposta imunológica contra as células cancerígenas na próstata. 

Um desses medicamentos pode ser uma opção no tratamento de alguns tipos de câncer de próstata avançados, embora isso seja raro.

O pembrolizumabe é usado se as células cancerígenas apresentarem um das seguintes características:

  • Alto nível de instabilidade de microssatélites (MSI-H) ou alterações em um dos genes de reparo de incompatibilidade (dMMR).
  • Alta carga mutacional tumoral (TMB-H), o que significa que as células cancerígenas têm muitas mutações genéticas.

O dostarlimabe é usado se as células cancerígenas apresentarem alterações em um dos genes de reparo de incompatibilidade (dMMR).

Infelizmente, esses tipos de alterações não são frequentes no câncer de próstata. Mas para os homens cujas células cancerígenas apresentam uma dessas alterações, um destes medicamentos pode ser útil.

Esses medicamentos são administrados por infusão intravenosa, a cada três ou seis semanas.

Possíveis efeitos colaterais dos inibidores do controle imunológico. Os efeitos desses medicamentos podem incluir fadiga, tosse, náusea, coceira, erupção cutânea, diminuição do apetite, prisão de ventre, dor nas articulações e diarreia. Outros efeitos colaterais mais severos ocorrem menos frequentemente.

  • Reações à infusão. Alguns pacientes podem apresentar uma reação alérgica à infusão enquanto recebem os medicamentos. Os sintomas podem incluir febre, calafrios, rubor facial, erupções cutâneas, coceira, sensação de tontura, chiado no peito e dificuldade respiratória.
  • Reações autoimunes. Esses medicamentos agem basicamente removendo os freios do sistema imunológico do corpo. Às vezes, o sistema imunológico ataca outras partes do corpo, o que pode provocar problemas importantes nos pulmões, intestinos, fígado, glândulas produtoras de hormônios, rins ou outros órgãos.

É importante comunicar, imediatamente, o aparecimento de qualquer efeito colateral ao seu médico. Se ocorrerem efeitos colaterais importantes, pode ser necessário interromper o tratamento devendo receber altas doses de corticosteroides para inibir seu sistema imunológico.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Imunoterapia.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 22/11/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho