Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Terapia-Alvo: munição certeira contra o câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/09/2018 - Data de atualização: 18/09/2018


(Giovani Ramos/Abril Branded Content)

Na oncologia, já vivemos a era do mapeamento genético. Uma de suas aplicações mais bem-sucedidas e promissoras é a terapia-alvo. Nela, os medicamentos atuam diretamente nas células do tumor, freando crescimento e disseminação. “Como é seletiva, a terapia-alvo poupa células saudáveis e traz menos efeitos colaterais”, diz o oncologista clínico Vladmir Lima, do A.C.Camargo Cancer Center.

O entendimento das características moleculares do tumor é a chave para a criação desses remédios – que podem ser medicamentos orais ou injetáveis – que agem preferencialmente na célula cancerosa. “Por meio de testes, identificamos mutações nos genes que levam a falhas nos mecanismos de controle de proliferação e diferenciação das células e desencadeiam tumores”, explica a pesquisadora Dirce Carraro, também do A.C.Camargo Cancer Center.

É a partir do conhecimento desses mecanismos celulares que se desenham drogas capazes de bloquear as vias alteradas, assim como a cascata de danos provocados por tais erros.

A técnica já contabiliza sucessos no tratamento de câncer de pulmão, colorretal, de mama, melanoma, entre outros. A indicação varia de acordo com as informações genéticas de cada tumor. Trata-se de medicina personalizada e que resulta da soma dos avanços da genômica e farmacologia.

Fonte: Saúde é Vital

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive