Terapia Intravesical para Câncer de Bexiga

A terapia intravesical é o tratamento com medicamentos administrados diretamente na bexiga, através de um cateter, em vez de utilizar a via oral ou venosa. O medicamento permanece na bexiga por até 2 horas. Dessa forma, a droga pode agir nas células que revestem o interior da bexiga sem provocar grandes efeitos colaterais em outras partes do corpo.

Uso da terapia intravesical

A terapia intravesical é geralmente realizada após a ressecção transuretral do tumor de bexiga. Geralmente é feita dentro de 24 horas após o procedimento. O objetivo é destruir todas as células cancerígenas remanescentes.

  • Tratamento do câncer de bexiga não invasivo. Esses cânceres estão contidos apenas no revestimento da bexiga (estágio 0) ou minimamente invasivo (estágio I). Eles não se disseminaram às camadas mais profundas, músculos da parede da bexiga ou para outras partes do corpo. A quimioterapia intravesical é usada para esses cânceres em estágio inicial porque os medicamentos administrados dessa forma atuam principalmente as células que revestem o interior da bexiga. Eles têm pouco ou nenhum efeito sobre as células de outros locais do corpo. Isso significa que quaisquer células cancerígenas fora do revestimento da bexiga, incluindo aquelas que cresceram profundamente na parede da bexiga, não são tratadas pela terapia intravesical. Os medicamentos injetados na bexiga tampouco atingem as células cancerígenas nos rins, ureteres e uretra ou aquelas que se disseminaram para outros órgãos.
     
  • Tratamento do câncer de bexiga invasivo. A quimioterapia intravesical é feita dentro de 24 horas após a ressecção transuretral. Mas outros tipos de tratamento são geralmente os próximos passos para os cânceres de bexiga estágios II a IV, porque eles se disseminaram além da camada de revestimento da parede da bexiga. Às vezes, a imunoterapia intravesical de indução e manutenção é usada após a radioterapia e quimioterapia sistêmica para tumores em estágio II, se a cirurgia não puder ser realizada. Raramente é usada para doença em estágio III. Quando é, se utiliza junto com outros tratamentos nos casos em que a cirurgia não pode ser realizada. Os tumores em estágio IV raramente são tratados com terapia intravesical.

Tipos de terapia intravesical

  • Imunoterapia intravesical

A imunoterapia faz com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque as células cancerígenas.

Terapia com Bacillus Calmette-Guerin (BCG). A terapia com o bacilo de Calmette-Guerin é considerada a imunoterapia intravesical mais eficaz para o tratamento de câncer de bexiga em estágio inicial. O bacilo de Calmette-Guerin é uma bactéria que está relacionada com o bacilo que causa a tuberculose (TB). Para tratar o câncer de bexiga, a vacina BCG é administrada diretamente na bexiga através de um cateter. As células do sistema imunológico são atraídas para a bexiga e ativadas pela BCG, que por sua vez afeta as células do câncer de bexiga. O tratamento com BCG pode provocar sintomas como gripe, febre, dor, calafrios, calafrios e fadiga. Também pode provocar sensação de queimação na bexiga e necessidade de urinar com frequência.

  • Quimioterapia intravesical

Na quimioterapia intravesical os medicamentos quimioterápicos são administrados diretamente na bexiga através de um cateter. Esses medicamentos destroem as células cancerígenas em crescimento. Estes medicamentos também podem ser administrados sistemicamente (geralmente por via venosa) para tratar estágios mais avançados da doença. A quimioterapia intravesical é mais frequentemente usada quando a imunoterapia intravesical não responde. Raramente é feita por mais de 1 ano.

A solução de quimioterapia pode ser aquecida antes de ser inserida na bexiga. Alguns especialistas acreditam que isso faz com que o medicamento responda de forma mais eficaz nas células cancerígenas. Quando a quimioterapia é aquecida é denominada terapia intravesical hipertérmica.

Mitomicina. É o medicamento usado com mais frequência na quimioterapia intravesical. A administração desse medicamento junto com o aquecimento do interior da bexiga, o que é denominado de terapia eletromotriz com mitomicina, pode potencializar o tratamento.

Gencitabina. Esse medicamento pode provocar menos efeitos colaterais que a mitomicina e é menos provável que seja absorvido no sangue.

Valrubicina. Esse medicamento pode ser usado se a BCG parar de responder. Mas nem todos os especialistas concordam com este tratamento.

Os principais efeitos colaterais da quimioterapia intravesical são irritação e sensação de queimação na bexiga e sangue na urina.

Uma grande vantagem de administrar a quimioterapia diretamente na bexiga em vez de injetá-la na corrente sanguínea é que os medicamentos geralmente não atingem e afetam outras partes do corpo. Isso evita muitos dos efeitos colaterais relacionados à quimioterapia.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/01/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho