Terapia Hormonal na Menopausa após o Câncer de Mama

A terapia hormonal pós-menopausa, também denominada terapia de reposição hormonal, para ajudar com os sintomas da menopausa pode não ser segura para as mulheres que tiveram câncer de mama. Esse é um problema para muitas mulheres que apresentam sintomas, como ondas de calor, se esse for o seu caso, converse com o seu médico.

Muitas mulheres têm sintomas da menopausa, como ondas de calor após o tratamento do câncer de mama. Isso pode ocorrer naturalmente à medida que as mulheres envelhecem, mas também podem ser devido ao tratamento do câncer de mama. Algumas mulheres na pré-menopausa apresentam sintomas de menopausa em função da quimioterapia ou de medicamentos para terapia hormonal usados no tratamento do câncer, como inibidores de aromatase e tamoxifeno. Mulheres na menopausa também podem apresentar sintomas se tiveram que interromper a terapia de reposição hormonal.

Quando as mulheres chegam à menopausa, algumas optam pela terapia de reposição hormonal, que consiste em hormônios femininos (estrogênio, às vezes junto com progesterona) para ajudar a reduzir os sintomas da menopausa. Mas os médicos estão preocupados com as mulheres que tiveram câncer de mama usando a terapia hormonal pós-menopausa, devido a ligação entre os níveis de estrogênio e o desenvolvimento do câncer de mama.

Estudos mostraram que ex-pacientes de câncer de mama que faziam terapia de reposição hormonal eram mais propensas a desenvolver um novo câncer de mama ou a terem recidiva da doença do que as mulheres que não faziam a terapia hormonal pós-menopausa. Por essa razão, os médicos geralmente recomendam que se uma mulher foi tratada contra câncer de mama, é imprudente fazer a terapia de reposição hormonal.

Aliviando os sintomas da menopausa sem terapia hormonal

Outras formas para ajudar a gerenciar os sintomas específicos da menopausa:

Perda de peso. Algumas mulheres acreditam que a perda de peso ajuda com os sintomas da menopausa, como as ondas de calor.

Dieta e suplementos dietéticos. Os efeitos de alimentos específicos e suplementos dietéticos sobre os sintomas da menopausa não são claros. Isso não significa que eles não são eficazes, mas é importante entender que as evidências que sustentam seu uso são limitadas.

Fitoestrogênios. São substâncias semelhantes ao estrogênio encontradas em certas plantas, como soja, trevo vermelho e cimicífuga (acteia). Algumas mulheres tomam suplementos contendo essas substâncias para controlar os sintomas da menopausa. Alguns médicos sugerem que o uso de fitoestrogênios pode ser mais seguros do que os estrogênios utilizados na terapia de reposição hormonal.

Produtos de soja. Comer alimentos a base de soja parece ser seguro para mulheres que tiveram câncer de mama, embora não esteja claro se pode aliviar os sintomas da menopausa. As mulheres podem obter doses mais altas de fitoestrógenos em alguns suplementos dietéticos, como suplementos de soja ou isoflavonas. No entanto, não existem informações suficientes sobre esses suplementos para se saber com certeza se são seguros e sobre sua eficácia. Se você está considerando o uso desses suplementos, converse antes com seu médico.

Exercício, técnicas de relaxamento e terapias comportamentais. Embora existam poucas apenas pesquisas mostrando que essas técnicas possam ser úteis, é provável que haja pouco dano em usá-las. Entretanto, antes de iniciar qualquer programa de exercícios após o diagnóstico do câncer de mama, é importante conversar com seu médico para saber o momento certo de iniciar a prática das atividades.

Acupuntura. Algumas pesquisas sugerem que a acupuntura pode ser útil no tratamento das ondas de calor. Essa é outra opção para você conversar com seu médico.

Medicamentos não hormonais. Os medicamentos sem propriedades hormonais que podem ser úteis no tratamento das ondas de calor incluem antidepressivos (venlafaxina, citalopram ou paroxetina), medicamento para pressão arterial alta (clonidina), medicamento para estresse (gabapentina) e medicamento para bexiga hiperativa (oxibutinina). Se você está usando tamoxifeno, é importante notar que alguns antidepressivos podem interagir com o tamoxifeno e podem torná-lo menos eficaz. Pergunte ao seu médico sobre as possíveis interações entre o tamoxifeno e quaisquer medicamentos que você está tomando.

Tratamentos para a secura vaginal. A secura e o desconforto vaginal podem ser sintomas da menopausa para algumas mulheres. Vários tratamentos não hormonais, incluindo hidratantes vaginais, lubrificantes e géis, estão disponíveis para o tratamento da secura vaginal. Também podem seu úteis o uso de suplementos, comprimidos ou cremes hormonais que são colocados diretamente na vagina. É importante discutir com o seu médico os possíveis riscos e benefícios desses tratamentos antes de decidir a melhor opção para o seu caso.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho