A terapia de células T com receptor de antígeno quimérico (CAR) é um tipo de imunoterapia contra o câncer. Ela ajuda o sistema imunológico do corpo a encontrar e atacar as células cancerígenas. A terapia com células T é uma forma nova e promissora de se obter células T imunológicas, que são modificadas em laboratório para identificar com mais avidez células malignas que contenham as proteínas estranhas, desencadeando um ataque imune maciço.
As células T, usadas na terapia com células T CAR, são alteradas em laboratório para identificar as células cancerígenas específicas adicionando um receptor artificial, denominada receptor de antígeno quimérico ou CAR, o que permite a identificação dos antígenos específicos das células cancerígenas. Como diferentes tipos de câncer têm diferentes antígenos, cada CAR é feito para um antígeno específico.
Idecabtagene vicleucel
O idecabtagene vicleucel é um tipo de terapia com células T CAR que tem como alvo a proteína BCMA, que é encontrada nas células do mieloma. Esse tratamento é administrado em pacientes que já receberam outros tipos de tratamento (normalmente pelo menos 4) para o mieloma múltiplo.
Possíveis efeitos colaterais
Esse tratamento pode ter efeitos colaterais importantes, por essa razão o paciente deve ser acompanhado de perto durante várias semanas após o tratamento com células T CAR.
Síndrome de liberação de citocinas. Essa síndrome pode ocorrer quando as células T liberam substâncias químicas (citocinas) que aumentam o sistema imunológico. Ela ocorre geralmente alguns dias ou semanas após o tratamento e, em alguns casos, pode ser fatal. Os sintomas podem incluir:
Problemas do sistema nervoso. Esse tratamento, às vezes, pode ter efeitos importantes no sistema nervoso, que podem resultar em sintomas como:
Outros efeitos colaterais importantes podem incluir:
É importante comunicar qualquer efeito colateral ao médico imediatamente, para que seja investigado e sejam iniciadas medidas de controle e tratamento.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Imunoterapia.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 31/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.