Terapia-alvo para câncer de fígado

À medida que os pesquisadores aprendem mais sobre as mudanças nas células que causam o câncer, eles têm sido capazes de desenvolver novos tipos de drogas que visam atacar receptores específicos.
 
A terapia-alvo consiste justamente nesse tratamento, que ataca especificamente essas moléculas, que sabidamente estão envolvidas no crescimento e disseminação das células cancerígenas.
 
Inibidores de tirosina quinase
 
As quinases são proteínas na superfície de uma célula ou próximas a ela que transportam informações importantes dentro das células. As terapias-alvo usadas no tratamento do câncer de fígado, denominadas inibidores de tirosina quinase, bloqueiam várias proteínas que ajudam às células tumorais a crescerem ou os tumores a formar novos vasos sanguíneos para se nutrir. Bloquear essas proteínas ajuda a deter o crescimento e multiplicação  das células cancerígenas.
 
          Sorafenibe e lenvatinibe
 
Um desses medicamentos pode ser usado como primeiro tratamento para câncer de fígado que não pode ser tratado cirurgicamente ou que está disseminado para outros órgãos.
 
O sorafenibe é administrado por via oral, duas vezes ao dia. O lenvatinibe é administrado por via oral, uma vez ao dia.
 
O sorafenibe responde melhor em pacientes com câncer de fígado causado pela hepatite C.
 
          Regorafenibe e cabozantinibe
 
Esses medicamentos são usados no tratamento do câncer de fígado avançado, geralmente se o tratamento com outros medicamentos não está mais respondendo.
 
O regorafenibe é administrado por via oral, geralmente uma vez ao dia por três semanas, seguida de uma semana de descanso. O cabozantinibe é administrado por via oral, uma vez ao dia.
 
Efeitos colaterais dos inibidores de tirosina quinase. Os efeitos colaterais mais frequentes desses medicamentos podem incluir fadiga, perda de apetite, síndrome mão-pé, aumento da pressão arterial, perda de peso, diarreia e dor abdominal. Os efeitos colaterais raros, porém importantes, podem incluir problemas com o fluxo sanguíneo para o coração, hemorragia, exames anormais da tireoide e perfurações no estômago ou intestinos.
 
Anticorpos monoclonais
 
Anticorpos monoclonais são versões artificiais de proteínas do sistema imunológico (anticorpos) desenhadas para se ligar a um alvo específico. Os anticorpos monoclonais usados no tratamento do câncer de fígado afetam a capacidade do tumor de formar novos vasos sanguíneos, e a formação de novos vasos sanguíneos é denominada angiogênese. Por essa razão, esses medicamentos são denominados frequentemente como inibidores da angiogênese.
 
          Bevacizumabe
 
O bevacizumabe é um anticorpo monoclonal que tem como alvo o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), que é uma proteína que ajuda a formar novos vasos sanguíneos. Este medicamento pode ser usado junto com o imunoterápico atezolizumabe, como primeiro tratamento, para câncer de fígado que não pode ser tratado por cirurgia ou que se disseminou para outros órgãos.
 
Este medicamento é administrado por infusão venosa, normalmente a cada três semanas.
 
          Ramucirumabe
 
O ramucirumabe é um anticorpo monoclonal, que tem como alvo o receptor do fator de crescimento endotelial vascular (VEGFR). Atua principalmente impedindo que o câncer forme novos vasos sanguíneos. Este medicamento é usado no tratamento do câncer de fígado avançado, geralmente, após outro tratamento deixar de responder. O ramucirumabe é administrado como infusão venosa, a cada duas semanas.
 
Os efeitos colaterais frequentes dos inibidores da angiogênese podem incluir aumento da pressão arterial, fadiga, hemorragia, diminuição dos glóbulos brancos (com risco de aumento de infecção), dor de cabeça, afta, perda de apetite e diarreia. Os efeitos colaterais raros, mas importantes, podem incluir coágulos sanguíneos, perfurações estomacais ou intestinais, problemas cardíacos e problemas de cicatrização.
 
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho