A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de um paciente com sarcoma de partes moles.
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico do sarcoma de partes moles. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.
Com o objetivo de obter as taxas de sobrevida em 5 anos, se realiza o cálculo para os pacientes com sarcoma de partes moles que foram tratados pelo menos 5 anos atrás. Entretanto, melhorias recentes nas técnicas terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo atualmente diagnosticados e tratados para sarcoma de partes moles.
A taxa de sobrevida é baseada em resultados anteriores de um grande número de pessoas que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso específico de um paciente. O tipo e o estadiamento do tumor de um paciente é importante para estimar seu prognóstico, entretanto, muitos outros fatores também podem afetar esse prognóstico, como o tipo de sarcoma, a localização, tratamentos realizados e a idade do paciente. Os sarcomas localizados nos braços ou pernas têm um resultado melhor do que aqueles diagnosticados em outros locais. Além disso, os pacientes mais velhos tendem a ter resultados menos favoráveis do que os mais jovens. Mesmo levando esses outros fatores em conta, a taxa de sobrevida é uma estimativa. Apenas seu médico pode dizer se os números acima se aplicam ao seu caso.
A taxa de sobrevida global relativa em 5 anos de pacientes com sarcomas de partes moles é de cerca de 50% de acordo com as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (NCI), dos Estados Unidos. O NCI não utiliza o sistema de estadiamento da AJCC. Eles agrupam os sarcomas em 3 grupos: localizado (confinado ao local onde se iniciou), regional (disseminado para os linfonodos próximos), e metástase (disseminado para outros órgãos). As taxas de sobrevida relativa em 5 anos correspondentes a esses grupos são:
- 83% para sarcomas localizados.
- 54% para sarcomas estágio regional.
- 16% para sarcomas com metástases.
O Memorial Sloan-Kettering Cancer Center utiliza o sistema de estadiamento da AJCC para classificar a taxa de sobrevida dos sarcomas localizados nos braços e pernas em 5 anos:
Estágio
|
Taxa de Sobrevida em 5 anos
|
I
|
90%
|
II
|
81%
|
III
|
56%
|
IV
|
Não disponível
|
A sobrevida é pior quando o sarcoma se desenvolveu em locais diferentes dos braços ou pernas. Por exemplo, a sobrevida em 5 anos para sarcomas retroperitoneais é de 40% a 60%.
Fonte:
American Cancer Society (06/04/2018)