A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de um paciente com câncer.
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Na verdade, não se pode prever quanto tempo cada pessoa viverá, mas ajuda a entender a probabilidade do sucesso do tratamento.
As estatísticas sobre o prognóstico para um determinado tipo e estágio de câncer podem ser dadas como taxas de sobrevida. Por exemplo, a taxa de sobrevida em 5 anos é a porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após serem diagnosticados com câncer. Uma taxa de sobrevida de 50% em 5 anos significa que cerca de 50 em cada 100 pacientes tem, em média, 50% de sobrevida 5 anos após serem diagnosticados. Mas saiba que muitos desses pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pacientes que tiveram a doença, não sendo possível prever o que vai acontecer com cada paciente individualmente. Existe uma série de limitações que se deve ter em mente, como:
Apenas seu médico, que está familiarizado com seu caso, poderá lhe dizer como os números abaixo se aplicam a você.
Os números abaixo foram compilados a partir de milhares de pacientes de todo o mundo que foram diagnosticados com mesotelioma, entre 2000 e 2013. Estes dados são apenas para mesoteliomas que se iniciaram na pleura (que é o lugar mais comum para o mesotelioma começar).
Taxas de sobrevida para 2 anos e 5 anos, por estágio, para mesotelioma:
Lembre-se, as taxas de sobrevida são apenas estimativas e não preveem o que pode acontecer a um paciente individualmente. Converse com seu médico para entender como as estatísticas se aplicam ao seu caso específico.
Fonte: American Cancer Society (16/11/2018)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.