Taxa de Sobrevida para Câncer de Pele de Células de Merkel

As taxas de sobrevida são utilizadas pelos médicos como uma forma padronizada de discussão  do prognóstico de um paciente.

A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Não obstante, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos.

As estatísticas sobre o prognóstico para um determinado tipo e estágio de câncer podem ser dadas como taxas de sobrevida em 10 anos, mas alguns pacientes vivem mais do que isso. A taxa de sobrevida em 10 anos é a porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 10 anos após serem diagnosticadas com câncer. Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 70% em 10 anos significa que cerca de 70 em cada 100 pacientes tem, em média, 70% de sobrevida 10 anos após serem diagnosticados. Mas saiba que muitos desses pacientes vivem mais do que 10 anos após o diagnóstico.

Lembre-se sempre que todas as taxas de sobrevida são estimativas. Seu prognóstico pode variar com base em vários fatores específicos para você.

As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pacientes que tiveram a doença, não sendo possível prever o que vai acontecer com cada paciente individualmente. Existe uma série de limitações que se deve ter em mente, como:

  • As taxas de sobrevida abaixo são as mais atuais disponíveis. Mas, para obter as taxas de sobrevida em 10 anos, foram avaliados pacientes tratados há pelo menos 10 anos. Entretanto, melhorias recentes nas técnicas de tratamento podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo agora diagnosticados e tratados para câncer de pele de células de Merkel.
  • Estas estatísticas estão baseadas no estágio do câncer no momento do diagnostico.
  • O prognóstico para pacientes com câncer de pele de células de Merkel varia de acordo com o estágio da doença. Em geral as taxas de sobrevida são maiores para pacientes com câncer em estágio inicial. Muitos outros fatores também podem afetar o prognóstico de um paciente, como idade e estado de saúde do paciente e resposta da doença ao tratamento.

Apenas seu médico, que está familiarizado com seu caso, poderá lhe dizer como os números abaixo se aplicam a você.

O câncer de pele de células de Merkel é um câncer raro, por isso é difícil obter estatísticas de sobrevida atualizadas e precisas, especialmente por estágio. De uma forma geral, a taxa de sobrevida em 10 anos para o câncer de pele de células de Merkel é de 57%. Mas, é muito maior se a doença for diagnosticada em estágio inicial.

As taxas de sobrevida abaixo estão baseadas nos resultados de 3.870 pacientes diagnosticados com câncer de pele de células de Merkel, entre 1973 a 2006, registrados na base de dados do National Cancer Institute dos Estados Unidos:

  • Se o tumor for diagnosticado quando estiver localizado apenas na área da pele onde começou (localizado ou estágios I ou II), a taxa de sobrevida em 10 anos é de 71%.
  • Se no momento do diagnóstico, o tumor estiver apenas nos linfonodos ou tecidos adjacentes (regional ou estágio III), a taxa de sobrevida em 10 anos é de 49%.
  • Se no momento do diagnóstico a doença estiver disseminada (estágio IV), a taxa de sobrevida em 10 anos é de 20%.

Lembre-se, as taxas de sobrevida são apenas estimativas e não preveem o que pode acontecer a um paciente individualmente. Converse com seu médico para entender como as estatísticas se aplicam ao seu caso específico.

Fatores além do estágio que também podem afetar a sobrevida, por exemplo:

  • Pacientes com sistemas imunológicos debilitados, como aqueles que fizeram transplantes de órgãos ou estão infectados pelo HIV, tendem a ter um prognóstico desfavorável.
  • Idade avançada (acima de 70 anos) tem sido associada a um prognóstico desfavorável.
  • A localização do tumor também pode afetar o prognóstico. Por exemplo, pacientes com tumores nos braços tendem a ter um prognóstico melhor do que aqueles com tumores em outras regiões como o rosto.

Fonte: American Cancer Society (09/10/2018)

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho