Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sugestão do Oncoguia é aprovada em comissão no Senado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/04/2018 - Data de atualização: 18/04/2018


O que houve?

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado aprovou nesta quarta-feira (18) a SUG 11/2016, sugerindo Projeto de Lei Ordinária que altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

O relatório aprovado "insere nas atribuições dos gestores de saúde a obrigação de implementar ações que garantam a celeridade na realização de procedimentos no âmbito do SUS”. Para o controle e a garantia dessa celeridade, o texto prevê:

  • O fornecimento, a todo usuário do Sistema Único de Saúde, de protocolos de encaminhamento.
  • A publicidade das informações dos pacientes em filas de espera por procedimentos. 

Por fim, a minuta de projeto qualifica como improbidade administrativa os seguintes atos:

  • Deixar de elaborar e fornecer ao usuário do SUS os documentos e as informações previstos na norma legal.
  • Deixar de elaborar, atualizar ou publicar as listas de espera.
  • Adulterar ou fraudar a lista de espera.
 
A proposição, de autoria do Instituto Oncoguia, "vem tentar garantir maior celeridade e transparência ao atendimento prestado aos pacientes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informa o relator, senador José Medeiros (PODE-MT).
 
A matéria foi aprovada com "alguns ajustes no texto para adequá-lo às prescrições da Lei Complementar nº 95, de 26 fevereiro de 1998, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis”. José Medeiros informou que "o mais importante desses ajustes é, sem dúvida, posicionar toda a inovação sugerida ‒ e não apenas uma pequena parte dela ‒ dentro do escopo da norma legal em vigor”.

E agora?

A matéria vai para a mesa diretora, que definirá o número e, então, por quais comissões será analisada.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive