Subtipos da Leucemia em Crianças

O tipo e subtipo da leucemia em crianças tem um papel importante na escolha do tratamento e no prognóstico da doença. A determinação do tipo e subtipo da leucemia é feito por meio de exames de amostras do sangue, medula óssea e gânglios linfáticos ou às vezes do líquido cefalorraquidiano.

Leucemia linfoide aguda (LLA)

A leucemia linfoide aguda é um câncer de crescimento rápido das células produtoras de linfoblastos. Existem vários subtipos de LLA, que se baseiam principalmente em:

  • O tipo de linfócito (células B ou T) das células leucêmicas e sua maturidade. Isso é conhecido como o imunofenótipo da leucemia.
  • Se as células de leucemia têm determinadas alterações genéticas ou cromossômicas

Leucemia linfoide aguda de células B. Nas crianças com leucemia linfoide aguda, esse tipo de leucemia começa nas células B. Existem vários subtipos de leucemia linfoide aguda de células B. A LLA de células B maduras (também chamada de leucemia de Burkitt), um subtipo raro, é essencialmente igual ao linfoma de Burkitt (um tipo de linfoma não Hodgkin) e é tratado da mesma maneira.

Leucemia linfoide aguda de células T. Este tipo de leucemia afeta crianças mais velhas do que a leucemia linfoide aguda B. Geralmente provoca um aumento do timo, que pode causar problemas respiratórios. Também pode se disseminar para o líquido cefalorraquidiano no início da doença.

Leucemia mieloide aguda (LMA)

A leucemia mieloide aguda é tipicamente um câncer de crescimento rápido de um dos seguintes tipos de células da medula óssea:

  • Mieloblastos. Essas células normalmente produzem tipos de glóbulos brancos denominados granulócitos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos).
  • Monoblastos. Essas células normalmente se tornam células brancas denominadas monócitos e macrófagos.
  • Eritoblastos. Essas células amadurecem em células vermelhas do sangue.
  • Megacarioblastos. Essas células normalmente se tornam as células produtoras de plaquetas.

A leucemia mieloide aguda tem muitos subtipos, que estão baseados principalmente em:

  • O tipo de célula da medula óssea, origem das células leucêmicas e o grau de maturidade das células (imunofenótipo da leucemia).
  • Se as células leucêmicas têm determinadas alterações genéticas ou cromossômicas.
  • Se a leucemia está relacionada a algum tratamento prévio de câncer (com quimioterapia ou radioterapia).
  • Se a criança tem síndrome de Down.

Leucemia promielocítica aguda. É um subtipo especial de LMA que é tratado de forma diferente de outros subtipos da leucemia mieloide aguda e LMA e tende a ter um melhor prognóstico.

Leucemia mieloide crônica (LMC)

A leucemia mieloide crônica (LMC) é tipicamente um câncer de crescimento mais lento. A LMC não é comum em crianças, mas pode ocorrer. A LMC é dividida em três fases, com base principalmente na quantidade de glóbulos brancos imaturos (mieloblastos) no sangue ou medula óssea. Se a doença não é curada com o tratamento, pode progredir para fases mais avançadas ao longo do tempo:

  • Fase crônica. Esta é a primeira fase, em que os pacientes apresentam sintomas moderados e a doença geralmente responde bem aos tratamentos convencionais. A maioria das crianças está na fase crônica quando diagnosticada.
  • Fase acelerada. As crianças nessa fase podem apresentar sintomas como febre, falta de apetite e perda de peso. Na fase acelerada a doença pode não responder tão bem ao tratamento quanto na fase crônica.
  • Fase aguda. Nesta fase as células blásticas geralmente se espalham para outros tecidos e órgãos. Essas crianças muitas vezes apresentam febre, falta de apetite e perda de peso. Nessa fase, a LMC age como uma leucemia aguda agressiva (LMA ou com menos frequência como LLA).

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho