Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

SP contará com transparência nas filas de espera do SUS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 08/12/2020 - Data de atualização: 08/12/2020


O que houve?

Foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) o PL n° 361/20, de autoria dos deputados Caio França e Bruno Ganem, que determina a publicação da lista de pacientes que aguardam consultas, exames, cirurgias, terapias, entre outros, no portal da Secretaria da Saúde de São Paulo. 

O tema foi intensamente debatido em encontros promovidos pelo Instituto Articule e pela Célula de Soluções Estratégicas do Grupo de Administração Legal – GEAL do CRA-SP, nos quais o Instituto Oncoguia esteve presente. Vários aprimoramentos no texto originaram-se dessas discussões. 

O Instituto Oncoguia entende que a transparência nos serviços públicos de saúde é um passo fundamental para a implementação e para o aprimoramento de quaisquer políticas públicas do setor, e, para tanto, luta para que haja a transparência em foco em todo o território nacional.

No âmbito nacional, duas proposições que tratam da transparência das filas de espera do SUS, com textos similares ao PL n° 361/20, tramitam no Senado.

O Projeto de Lei do Senado nº 140/17, de autoria do senador Dário Berger (MDB-SC), e o Projeto de Lei do Senado nº 192/18, de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), ambos originados na sugestão apresentada pelo Instituto Oncoguia (Sugestão n° 11/2016), têm por objetivo assegurar a celeridade e transparência na realização de procedimentos indicados no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Os projetos tramitam conjuntamente e aguardam apresentação de parecer pelo relator da matéria, Lasier Martins (PSD-RS), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

O Oncoguia conta com iniciativa própria de Advocacy na luta por um diagnóstico mais ágil e de qualidade e, para isso, visa promover os avanços para garantia do direito ao diagnóstico precoce e efetivação da transparência das filas do SUS. As proposições acima comentadas fazem parte das estratégias utilizadas para que este direito seja efetivado e garantido a toda população.

E agora? 

O projeto de lei segue para a sanção do Governador do Estado, João Dória. 
 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive