Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sociedade oferece exames gratuitos para diagnóstico do câncer de pele

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/12/2019 - Data de atualização: 04/12/2019


A campanha Dezembro Laranja, promovida desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), busca conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de doença é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País.

Como parte da iniciativa, a SBD vai oferecer exames gratuitos para diagnóstico do câncer de pele em todo o território nacional no próximo sábado, 7, das 9h às 15h.

A ação vai mobilizar cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários em mais de 130 postos de atendimento. A previsão é que 30 mil pessoas sejam beneficiadas.

Este ano, a campanha tem como tema os sinais do câncer de pele, que incluem manchas avermelhadas, feridas que não cicatrizam ou uma pinta com formato irregular, que cresce rapidamente e apresenta cor escura ou em tons diferentes.

Fatores de risco para o câncer de pele
Todos os tipos de câncer de pele estão relacionados à radiação ultravioleta do sol, por isso é fundamental que, antes de se expor, a pessoa use protetor solar e, se possível, óculos de sol e chapéu.

"Tanto a exposição solar crônica diária, ou seja, pequena quantidade de sol nas áreas expostas ao longo da vida, quanto episódios de exibição intensa e desprotegida, podem ocasionar queimaduras e aumentar as chances de desenvolver o tumor", diz Elimar Gomes, Coordenador Nacional do Dezembro Laranja.

O fator genético também é um risco importante, então é aconselhável procurar um médico e fazer exames caso a pessoa tenha familiares com histórico de câncer de pele.

A SBD alerta para outras condições que podem levar ao câncer de pele: ter tido mais de seis queimaduras de sol, daquelas em que a pele fica muito vermelha e ardendo; ter muitas sardas ou mais de 50 pintas no corpo; pele muito clara que sempre queima no sol e nunca bronzeia; se já teve a doença antes; e ter mais de 65 anos.

Proteção contra o câncer de pele
Segundo a SBD, a proteção solar é um conjunto de atitudes. A orientação é evitar se expor ao sol entre 9h e 15h, usar camiseta e chapéu, aderir ao óculos de sol com proteção UV, aplicar protetor solar com fator de proteção 30 ou maior (uso diário, mesmo em dias nublados) e sempre consultar um dermatologista.

Fonte: Terra

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive