Os tumores cerebrais são o resultado do crescimento fora de controle de células anormais.
Na maioria dos outros órgãos do corpo, é muito importante fazer a distinção entre tumores benignos e malignos. Os tumores benignos em outras regiões não invadem os tecidos vizinhos ou se disseminam para outros órgãos. Uma das principais razões do câncer ser perigoso é porque ele pode se disseminar por todo o corpo.
Embora os tumores cerebrais raramente se espalhem para outros órgãos, a maioria pode se disseminar através do tecido cerebral. Mesmo os chamados tumores benignos podem, à medida que crescem, destruir e/ou comprimir o tecido normal do cérebro, causando danos que muitas vezes são incapacitantes e por vezes fatais. Por esta razão, os médicos costumam falar de tumores cerebrais em vez de câncer do cérebro. A principal preocupação com os tumores cerebrais é a facilidade com que podem se disseminar para a medula espinhal ou no próprio cérebro.
Os tumores cerebrais e da medula espinhal são diferentes em adultos e crianças. Eles se formam em diferentes áreas, se desenvolvem a partir de diferentes tipos de células, e podem ter um prognóstico e tratamento também diferentes.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 05/05/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.