Os tumores que se desenvolvem nos olhos são denominados cânceres intraoculares.
Nos adultos, os cânceres intraoculares mais comuns são:
Nas crianças, os cânceres intraoculares mais comuns são:
Melanoma intraocular
O melanoma intraocular é o tipo mais comum de câncer que se desenvolve dentro do globo ocular em adultos, mas é raro. Os melanomas de pele são muito mais comuns do que os tumores oculares. Os melanomas se desenvolvem a partir do pigmento produzido pelos melanócitos. Quando o melanoma se desenvolve no globo ocular, geralmente ocorre na úvea, raramente na conjuntiva.
Melanoma uveal
A úvea é a camada intermediária do globo ocular, que é formada por três partes:
Cerca de 90% dos tumores oculares se desenvolvem na coroide ou corpo ciliar. As células da coroide produzem o mesmo tipo de pigmento dos melanócitos na pele, de modo que não é surpreendente que estas células formem, ocasionalmente, os melanomas.
A maioria dos outros melanomas intraoculares começa na íris. Esses são os mais fáceis para o paciente (ou seu médico) perceberem porque geralmente começam em um ponto pigmentado na íris, que está presente há muitos anos e, que de repente começa a crescer. Esses melanomas geralmente tem um desenvolvimento bastante lento, e raramente se disseminam para outras partes do corpo. Por estas razões, os pacientes com melanomas de íris geralmente têm um bom prognóstico.
Os melanomas uveais podem se disseminar pelo sangue e comumente se disseminam para o fígado.
Melanoma da conjuntiva
A conjuntiva é uma cobertura clara e fina sobre a esclera. A esclera é a parte branca e dura dos olhos, que cobre a maior parte externa do globo ocular. É contínua à córnea, que é clara para permitir a passagem da luz.
Estes melanomas são extremamente raros e tendem a serem mais agressivos e a se desenvolverem nas estruturas próximas. Como eles podem se disseminar pelo sangue e sistema linfático, também podem se espalhar para órgãos distantes, como pulmões, fígado ou cérebro.
Cânceres orbitais e anexos
A órbita consiste dos tecidos que circundam o globo ocular. Esses incluem os músculos que movem o globo ocular em diferentes direções e os nervos ligados ao olho. Os tumores desses tecidos são denominados cânceres orbitários.
As estruturas anexiais incluem as pálpebras e as glândulas lacrimais. Os tumores que se desenvolvem nesses tecidos são denominados cânceres anexiais.
Os tumores orbitais e anexos se desenvolvem a partir de tecidos como músculos, nervos e pele ao redor do globo ocular e são como os seus homólogos de outras partes do corpo, como por exemplo:
Fonte: American Cancer Society (30/11/2018)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.