Tipos de Câncer

Câncer de Olho


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sobre o Câncer de Olho

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/04/2015 - Data de atualização: 04/04/2017


Os dois principais tipos de câncer de olho são:

  • Melanoma Intraocular

O melanoma intraocular é o tipo mais comum de câncer que se desenvolve dentro do globo ocular em adultos, mas ainda é raro. Os melanomas de pele são muito mais comuns do que os tumores oculares.

Os melanomas se desenvolvem a partir do pigmento produzido pelos melanócitos. Quando o melanoma se desenvolve no globo ocular, geralmente ocorre na úvea, razão pela qual estes tumores são também denominados melanoma uveal.

Cerca de 90% dos tumores oculares se desenvolvem na coroide. As células da coroide produzem o mesmo tipo de pigmento dos melanócitos na pele, de modo que não é surpreendente que estas células formem, ocasionalmente, os melanomas.

Quase todos os melanomas intraoculares restantes começam na íris. Estes são os mais fáceis para o paciente e médico perceberem porque geralmente começam em um ponto pigmentado na íris, que está presente há muitos anos e, que de repente começa a crescer. Esses melanomas geralmente tem um desenvolvimento bastante lento, e raramente se espalham para outras partes do corpo. Por estas razões, os pacientes com melanomas de íris geralmente têm um bom prognóstico.

Os melanomas intraoculares são compostos de dois tipos de células:

  • Células fusiformes. São células longas e finas.
  • Células epitelioides. São células arredondadas, mas com algumas arestas retas.

A maioria dos tumores é composta por ambos os tipos de células. O prognóstico é melhor se os tumores têm predominância de células fusiformes. Os tumores epitelioides são mais propensos a se disseminarem para outros órgãos, como o fígado.

  • Linfoma Intraocular

O linfoma é um tipo de câncer que se inicia nas células do sistema imunológico denominadas linfócitos. Os linfomas também podem originar-se em órgãos internos como estômago, pulmão e raramente nos olhos.

Existem dois tipos principais de linfoma: o linfoma de Hodgkin e o linfoma não Hodgkin. O linfoma intraocular é sempre um linfoma não Hodgkin. A maioria das pessoas com linfoma intraocular é idosa ou têm problemas no sistema imunológico, como a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). O linfoma intraocular é frequentemente observado juntamente com o  linfoma do cérebro, conhecido como linfoma primário de sistema nervoso central.

Cânceres Orbitais e Anexos

Os tumores orbitais e anexos se desenvolvem a partir de tecidos como músculos, nervos e pele ao redor do globo ocular e são como os seus homólogos de outras partes do corpo.

Fonte: American Cancer Society (05/02/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive