Tipos de Câncer

Câncer de Via Biliar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sobre o câncer de via biliar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 25/07/2013 - Data de atualização: 29/06/2021


O câncer de via biliar também conhecido como colangiocarcinoma começa em um ducto biliar.

Tipos de câncer de via biliar por localização

O câncer de via biliar pode começar em qualquer parte do sistema de ductos biliares. São agrupados em três tipos:

  • Câncer de via biliar intra-hepático. Esses cânceres começam nos ramos menores da via biliar na parte interna do fígado. Às vezes, são confundidos com cânceres que começam nas células hepáticas (carcinomas hepatocelulares) e são tratados como tais.
  • Câncer de via biliar perihilar. Esses cânceres começam no hilo, onde os ductos hepáticos direito e esquerdo se juntam e saem do fígado. Também são denominados tumores de Klatskin.
  • Câncer de via biliar distal. Esses cânceres são encontrados mais distalmente na via biliar, próximos ao intestino delgado. Assim como os cânceres perihilares, são tumores da via biliar extra-hepática porque se originam fora do fígado.

Tipos de câncer da via biliar por tipo de célula

Quase todos os cânceres da via biliar são colangiocarcinomas. Esses cânceres são um tipo de adenocarcinomas, que são tumores que começam nas células glandulares. Os adenocarcinomas de via biliar se desenvolvem a partir das células das glândulas que revestem o interior da via.

Tumores benignos da via biliar

Nem todos os tumores da via biliar são cânceres. Por exemplo, os hamartomas e os adenomas da via biliar são tipos de tumores benignos.

Outros cânceres no fígado

O tipo mais comum de câncer que começa no fígado - muito mais comum do que o colangiocarcinoma - é o carcinoma hepatocelular, que se desenvolve a partir das células hepáticas.

Os adenocarcinomas que se formam em outros órgãos, como pâncreas, cólon, reto, estômago, pulmão, mama ou próstata, podem se disseminar para o fígado. Esses são denominados metástases hepáticas e seu prognóstico é diferente dos cânceres que se iniciam no órgão.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 02/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive