Os dois tipos principais de tumores do córtex suprarrenal são:
A maioria dos tumores do córtex suprarrenal não é câncer. São tumores benignos conhecidos como adenomas. Eles geralmente ocorrem em apenas uma das glândulas suprarrenais, mas às vezes podem afetar ambas as glândulas.
A maioria das pessoas com adenomas suprarrenais não apresenta sintomas e não sabe que tem a doença. Alguns adenomas são diagnosticados quando o paciente realiza uma tomografia ou ressonância magnética de abdômen para outros problemas de saúde não relacionados. Cerca de 5% das pessoas são diagnosticadas com a doença dessa maneira. Muitos desses tumores não são funcionais, o que significa que não produzem hormônios adrenais. Às vezes, esses tumores são conhecidos como incidentalomas porque não provocam problemas e foram diagnosticados por acidente.
Alguns adenomas suprarrenais produzem hormônios esteroides em excesso, o que pode provocar sintomas. Muitos dos sintomas relacionados com os hormônios são os mesmos do câncer da glândula suprarrenal.
O câncer que se desenvolve no córtex da glândula suprarrenal é denominado câncer adrenocortical (ou carcinoma).
O câncer da glândula suprarrenal geralmente é diagnosticado:
A maioria dos cânceres diagnosticados na glândula suprarrenal não começa na própria glândula, se iniciando em outros órgãos ou tecidos e se disseminando através da corrente sanguínea para as glândulas suprarrenais (metástase).
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 02/01/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.