top
Tipos de Câncer

Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Apoio
  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sobre o Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais

  • Equipe Oncoguia
  • - Data da última atualização: 11/05/2013


Qualquer uma das células que compõem a mucosa pode se tornar cancerígena, e cada tipo de câncer se comporta de maneira diferente:

  • Células Epiteliais Escamosas - Podem se tornar carcinomas de células escamosas. É o tipo mais comum de câncer na cavidade nasal e seios paranasais.

  • Células das Glândulas Salivares Menores - Podem se transformar em adenocarcinomas e cânceres mucoepidermóides. Estes são o segundo tipo mais frequente de câncer de cavidade nasal e seios paranasais.

  • Carcinoma Indiferenciado - É um tipo de câncer que pode se iniciar nas células da mucosa. É um câncer de crescimento rápido, em que as células aparecem tão anormais que é difícil dizer em que tipo de célula a doença se iniciou.

  • Melanócitos – São células que dão a cor bege ou marrom à pele. Estas células dão origem ao melanoma, um tipo de câncer que pode crescer e se espalhar rapidamente.

  • Estesioneuroblastoma - É um câncer que começa no nervo olfativo. Este tumor é também conhecido como neuroblastoma olfativo. Este tipo de tumor geralmente ocorre no teto da cavidade nasal e envolve a lâmina cribiforme. A lâmina cribiforme é um osso profundo do crânio, entre os olhos e acima dos seios etmoidais. Estes tumores podem ser por vezes confundidos com outros tipos de tumores, como o carcinoma indiferenciado ou linfoma.

  • Linfomas – São tumores decorrentes de células do sistema imunológico denominados linfócitos, que também podem ocorrer na cavidade nasal e nos seios paranasais. Um tipo de linfoma visto nesta área é o linfoma nasossinusal de células T naturais/killer, antigamente denominado granuloma letal da linha mediana.

  • Sarcomas - Tumores do músculo, osso, cartilagem e células fibrosas que pode se iniciar em qualquer lugar do corpo, incluindo a cavidade nasal e os seios paranasais.

Cada um desses tipos de câncer tem comportamentos distintos e diferentes prognósticos, não podendo ser tratados da mesma maneira. Muitos desses tumores raramente afetam a cavidade nasal e os seios paranasais, de modo que é difícil estudá-los cuidadosamente. Devido a isso, os médicos devem basear suas decisões de tratamento sobre suas experiências com tumores similares em outras partes da cabeça e pescoço.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2014 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive