top
Tipo de Tratamento

Radioterapia

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sistemas de Imobilização para o Tratamento de Radioterapia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/04/2014 - Data de atualização: 29/04/2014


É importante que o paciente permaneça imóvel durante cada sessão de radioterapia pois qualquer movimento poderia alterar a área que será tratada.

Quando a radioterapia é administrada na região da cabeça e pescoço, é ainda mais importante a imobilização. Para ajudar nessa imobilização, uma máscara, também denominada de molde, é feita para ser usada durante o tratamento. Uma vez que a máscara esteja pronta, ela é fixada num suporte na mesa de tratamento. Isso garante que a cabeça e o pescoço serão mantidos exatamente na posição correta para o tratamento.

O uso da máscara reduz a possibilidade de qualquer movimento durante a administração da dose prescrita. A máscara é usada apenas durante o processo de planejamento e durante o tratamento em si , o que geralmente leva cerca de 10 a 15 minutos a uma hora por dia. A máscara é individual e você usará sempre a mesma máscara. Essa máscara não precisará ser utilizada em nenhum outro momento.

Confecção da Máscara


A máscara é confeccionada na sala de moldes do serviço de radioterapia por um técnico de radioterapia. O processo de fazer a máscara pode variar ligeiramente entre hospitais, mas, geralmente, leva cerca de 30 minutos. Uma das técnicas utiliza bandagens de gesso úmido e a máscara final é feita de Perspex. A outra técnica usa um tipo de malha de plástico, que é moldada para encaixar a forma do rosto do paciente.

Se você tem barba, vai precisar cortá-la antes de fazer a máscara. Você também precisará cortar o cabelo antes da máscara ser feita dependendo da região da cabeça a ser irradiada. Isso é para garantir que o formato do seu rosto ou cabeça permaneça o mesmo durante o tratamento. Se ocorrerem mudanças na forma, a nova máscara terá que ser refeita, o que pode atrasar o tratamento.

Máscara de Perspex


Se você for fazer uma máscara de Perspex, deverá vestir uma touca de natação ou algum outro tipo de cobertura para proteger o cabelo da mistura de gesso.

Em primeiro lugar, o técnico aplica um creme ou gel em seu rosto. Em seguida, ele começa a colocar tiras de bandagem de gesso sobre o mesmo, deixando aberturas em torno do nariz e da boca, para que você respire facilmente.

O gesso começa a esquentar, isso é normal, mas pode tornar o processo desconfortável. Não se preocupe, não vai queimar. Assim que o gesso seca, o que levará cerca de cinco minutos, o molde é retirado. A máscara é, então, confeccionada em Perspex a partir desse molde.

Máscara de Malha Plástica

Esta técnica utiliza um termoplástico, um tipo de plástico que se torna macio e maleável quando aquecido em água quente.

Ele é colocado em seu rosto para que o plástico delicadamente molde exatamente seu rosto. Parece um pouco como uma flanela quente. A máscara tem muitos buracos, de modo que você poderá respirar facilmente.

Assim que a malha esteja moldada e endurecida, o que demora alguns minutos, a máscara é retirada e está pronta para ser usada no tratamento.

Verificando a Máscara


Quando a máscara estiver pronta, você voltará à sala de moldes para provar a mesma e fazer os ajustes para posicionar corretamente a máscara sobre a mesa de tratamento.

Em seguida, você será colocado num equipamento chamado simulador ou um tomógrafo computadorizado, para determinar a posição exata que você deve estar dentro da máscara durante o tratamento. Algumas vezes são necessárias radiografias para ajudar no planejamento.

O radioterapeuta pode fazer algumas marcas de tinta sobre a máscara. Isto torna mais fácil o posicionamento diário para o tratamento.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive