Sinais e sintomas dos tumores cerebrais em crianças

Os sinais e sintomas dos tumores cerebrais dependem basicamente da localização do tumor e do grau de comprometimento do tecido cerebral. Dessa maneira eles podem ser classificados como gerais e específicos.
 
Sintomas gerais
 
Os tumores localizados em qualquer parte do cérebro podem provocar aumento da pressão dentro do crânio. Isso pode ser causado pelo crescimento do tumor, edema cerebral ou bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR). O aumento da pressão pode levar a sintomas como:

  • Dor de cabeça.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Visão turva.
  • Problemas de equilíbrio.
  • Alterações de comportamento.
  • Convulsões.
  • Sonolência. 

Dor de cabeça que piora ao longo do tempo é um sintoma bastante frequente dos tumores cerebrais. Mas a maioria das dores de cabeça não são provocadas por tumores.
 
Em algumas crianças, as convulsões são o primeiro sintoma de um tumor cerebral. A maioria das convulsões em crianças não são provocadas por tumores cerebrais, mas se o seu filho tiver uma convulsão, o médico pode encaminhá-lo para um neurologista para se certificar que não foi provocada por um tumor cerebral ou outra doença grave.
 
Nos primeiros anos de vida, outros sintomas incluem irritabilidade, perda de apetite, atraso no desenvolvimento e uma queda na capacidade intelectual e física. Em crianças pequenas, que ainda não se queixam de sintomas, os pais podem perceber um aumento no tamanho da cabeça, com ou sem abaulamento do crânio. Isso acontece porque os ossos do crânio ainda não terminaram de se juntar, e o aumento da pressão de um tumor pode empurrar e separá-los.
 
Em crianças em idade escolar, outros sintomas gerais podem incluir mal desempenho escolar, fadiga e mudanças na personalidade.
 
Se a criança consegue cooperar, o médico pode, às vezes, dizer se a pressão no interior do crânio está aumentada examinando o fundo dos olhos da criança e observando inchaço do nervo óptico (papiledema).
 
Sintomas específicos
 
Os tumores cerebrais, muitas vezes, podem provocar problemas com as funções específicas da região em que se desenvolvem. Por exemplo:

  • Tumores nas partes do cérebro que controlam o movimento ou sensibilidade  podem provocar fraqueza ou dormência em uma parte do corpo, muitas vezes em apenas um lado.
  • Tumores dentro ou próximos das partes do cérebro responsáveis pela linguagem podem provocar problemas com a fala ou mesmo na compreensão das palavras.
  • Tumores na parte frontal do cérebro podem, às vezes, afetar o pensamento, a personalidade e as habilidades da linguagem.
  • Tumores no cerebelo, que controlam a coordenação, podem provocar problemas na locomoção ou com outras funções normais, como, por exemplo, comer.
  • Tumores na parte posterior do cérebro, ou em torno da glândula pituitária, nervos ópticos, ou determinados nervos cranianos podem causar problemas de visão ou de outros sentidos.
  • Tumores dentro ou próximos a outros nervos cranianos podem levar à perda de audição, problemas de equilíbrio, fraqueza de alguns músculos faciais ou dificuldade para engolir.
  • Tumores da medula espinhal podem provocar dormência, fraqueza ou falta de coordenação nos braços e/ou pernas (geralmente em ambos os lados do corpo), bem como problemas urinários ou intestinais.

Ter um ou mais desses sintomas não significa que a criança tenha um tumor cerebral ou de medula espinhal. Todos esses sintomas podem ser provocados pelo câncer, mas, mais frequentemente são provocados por outras doenças. Ainda assim, se o seu filho apresentar algum desses sintomas, consulte um médico para que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário, tratada.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/06/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho