O linfoma de Hodgkin pode provocar diferentes sinais e sintomas, que devem ser verificados por um médico.
Nódulos sob a pele
O sintoma mais frequente do linfoma de Hodgkin é o aumento dos linfonodos na região do pescoço, axila ou virilha. O nódulo pode aumentar com o tempo ou novos podem surgir na região ou mesmo em outras partes do corpo.
Ainda assim, o linfoma de Hodgkin não é a causa mais frequente do inchaço nos linfonodos. Na maioria das vezes o inchaço pode ser provocado por uma infecção. Quando os linfonodos crescem devido à uma infecção são denominados linfonodos reativos ou hiperplásicos.
Sintomas B
Algumas pessoas com linfoma de Hodgkin têm o que são conhecidos como sintomas B:
Sintomas gerais
Outros possíveis sintomas do linfoma de Hodgkin incluem:
Às vezes, o único sintoma pode ser o cansaço, que permanece ao longo de todo o tratamento.
Tosse, dificuldade para respirar, dor no peito
Quando o linfoma de Hodgkin afeta os gânglios linfáticos do tórax, o aumento de tamanho dos linfonodos pode comprimir a traqueia e provocar tosse ou mesmo dificuldade para respirar, principalmente quando deitado. Algumas pessoas podem sentir dores nessa região.
Ter um ou mais dos sintomas descritos acima não significa que você tenha linfoma de Hodgkin. Na verdade, muitos desses sintomas podem ser causados por outras condições, como infecções. Ainda assim, se algum desses sintomas surgirem, é muito importante que sejam avaliados por um médico para que a causa possa ser determinada e seja iniciado o tratamento se necessário.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/05/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.