Sinais e sintomas do câncer de vulva

Os principais sinais e sintomas do câncer de vulva são:
 
Neoplasia intraepitelial vulvar
 
Grande parte das mulheres com neoplasia intraepitelial vulvar não apresenta sintomas. Quando uma mulher com neoplasia intraepitelial tem um sintoma, na maioria das vezes é como coceira que não melhora. Uma área com neoplasia intraepitelial pode parecer diferente do que a pele normal da vulva. Muitas vezes é mais espessa e mais clara do que a pele normal em torno dela. No entanto, uma área de neoplasia intraepitelial também pode apresentar colorações (vermelho, rosa ou mais escura) diferentes da pele ao redor.
 
Como essas alterações são, muitas vezes, provocadas por outras condições clínicas, algumas mulheres não percebem que podem ter uma doença grave. Algumas tentam tratar o problema por conta própria.  Às vezes, até mesmo os médicos não diagnosticam a doença no início.
 
Câncer de vulva de células escamosas invasivo
 
Quase todas as mulheres com câncer de vulva invasivo apresentam sintomas, que podem incluir:

  • Uma área na vulva que parece diferente do normal, podendo ser mais clara ou mais escura do que a pele em torno dela, parecendo vermelha ou rosa.
  • O tumor pode ser observado como uma protuberância ou inchaço, vermelho, rosa ou branco, com uma superfície parecendo uma verruga ou ferida. A área também pode aparecer branca e áspera
  • Espessamento da pele da vulva.
  • Coceira persistente.
  • Dor ou queimação.
  • Sangramento não associado ao período menstrual normal.
  • Úlcera que persiste por mais de um mês.

O carcinoma verrucoso, um subtipo de câncer de vulva invasivo de células escamosas, se manifesta como tumores com aspecto de couve-flor ou verrugas genitais.
 
Esses sintomas são mais frequentemente provocados por outras condições clínicas. Entretanto, se você tiver esses sintomas, você deve procurar um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
 
Melanoma vulvar
 
As pacientes com melanoma de vulva podem apresentar os mesmos sintomas que outros cânceres de vulva, como nódulo, coceira, dor e sangramento.
 
A maioria dos melanomas de vulva é preto ou marrom escuro, mas podem ser de cor branco, rosa, vermelho ou ter outras cores e tonalidades. Eles podem ser encontrados em toda a vulva, mas a maioria está localizado na área ao redor do clitóris ou nos grandes lábios.
 
Os melanomas de vulva podem começar numa pinta, que pode ser nova ou que vem mudando ao longo dos anos. Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou cor de uma pinta  ou mancha já existente. A regra “ABCDE” pode ser usada para lembrar o que deve ser procurado:

  • Assimetria. O formato de metade da pinta ou mancha não coincide com a outra metade.
  • Borda. As bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.
  • Cor. A cor não é uniforme. Tom de preto, marrom e canela podem estar presentes. Áreas brancas, cinza, vermelha ou azul também podem ser observadas.
  • Diâmetro, Maior que 6 mm.
  • Evolução. A pinta vem mudando de tamanho, forma, cor, aparência.

O sinal mais importante do melanoma é uma alteração no tamanho, cor e forma de uma pinta. Alguns melanomas não se enquadram nas regras acima descritas, por isso é importante informar ao médico quaisquer alterações em lesões de pele ou novos crescimentos de aparência diferente do restante das pintas existentes.
 
Câncer da glândula de Bartholin
 
Um nódulo em ambos os lados da abertura da vagina pode ser um sinal de carcinoma das glândulas de Bartholin. No entanto, muitas vezes, uma protuberância nesta área pode tratar-se de um cisto da glândula de Bartholin, que é muito mais frequente.
 
Doença de Paget
 
Dor e uma área escamosa avermelhada são sintomas da doença de Paget vulvar.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/01/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho