Tipos de Câncer

Câncer de Via Biliar

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sinais e sintomas do câncer de via biliar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 27/06/2013 - Data de atualização: 29/06/2021


Geralmente, os sinais e sintomas do câncer de via biliar só aparecem nos em estágios mais avançados. No entanto, em alguns casos, podem surgir sinais que levam a um diagnóstico precoce. É muito importante procurar seu médico ao primeiro sintoma para que a doença possa ser diagnosticada em estágio inicial, quando é mais fácil de ser tratada.

Quando o câncer de via biliar provoca sintomas, geralmente é porque a via biliar está obstruída. Os principais sinais e sintomas do câncer de via biliar são:

  • Icterícia. É o amarelamento da pele e dos olhos causado pelo acúmulo de bilirrubina. Esse é o sintoma mais frequente do câncer de via biliar. Normalmente, a bile é produzida pelo fígado e liberada no intestino. A icterícia ocorre quando o fígado não consegue liberar a bile, que contém bilirrubina. Como resultado, a bilirrubina vai para a corrente sanguínea e se deposita nos tecidos. A bilirrubina tem um tom amarelo-esverdeado e dá cor a todos os tecidos do corpo, incluindo a pele e a parte branca dos olhos, fazendo com que as pessoas com esta condição fiquem amareladas. É importante compreender que a maioria dos casos de icterícia não é causada pelo câncer.
     
  • Coceira. O excesso de bilirrubina no sangue também pode atingir a pele e causar prurido. Na maioria dos pacientes com câncer de via biliar a coceira é um alerta.
     
  • Fezes claras. A bilirrubina contribui para a cor marrom das evacuações, portanto, se não atingir o intestino, a cor das fezes pode ser mais clara.
     
  • Urina escura. Quando os níveis de bilirrubina no sangue estão altos, podem ser liberados na urina deixando-a mais escura.
     
  • Dor abdominal. Os tumores de via biliar em estágio inicial raramente causam dor, mas em estágio avançado podem levar à dor abdominal, principalmente abaixo das costelas.
     
  • Perda de apetite. Pessoas com câncer de via biliar podem não sentir fome e perder peso.
     
  • Febre. Alguns pacientes com câncer de via biliar apresentam febre.
     
  • Náuseas e vômitos. Esse não é um sintoma comum do câncer de via biliar, mas pode ocorrer em pessoas que desenvolvem uma infecção (colangite) como resultado da obstrução da via biliar. Muitas vezes, estão associados à febre.

Esses sinais e sintomas do câncer de via biliar têm maior probabilidade de serem provocados por outras doenças benignas, por exemplo, pessoas com cálculos biliares podem ter os mesmos sintomas. Existem muitas outras causas de dor abdominal, como a hepatite, uma inflamação do fígado frequentemente provocada por um vírus, que é a causa mais comum da icterícia. Sempre que ocorrer icterícia ou qualquer um desses sintomas, consulte imediatamente um médico para que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive