Tipos de Câncer

Câncer de Testículo

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sinais e Sintomas do Câncer de Testículo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/09/2012 - Data de atualização: 11/07/2018


Muitos desses sintomas são provavelmente causados por outras razões clínicas e não pelo câncer de testículo. Várias condições não cancerosas, como lesão testicular ou inflamação, podem provocar sintomas muito parecidos com os do câncer de testículo. Por exemplo, a inflamação do testículo (orquite) e a inflamação do epidídimo (epididimite) podem causar inchaço e dor do testículo. E ambas também podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas.

Alguns homens não apresentam qualquer sintoma e a doença pode ser diagnosticada durante a realização de exames para outros problemas de saúde. Às vezes, a doença pode ser diagnosticada por exames de imagem feitos para diagnosticar, por exemplo, a causa da infertilidade.

Se você tiver algum desses sinais ou sintomas consulte um médico sem demora. Muitos destes sintomas são mais propensos a serem causados por outras doenças, mas se a causa for um tumor, quanto mais cedo você obter o diagnóstico e iniciar o tratamento, mais eficaz será o tratamento.

Os principais sintomas do câncer de testículo são:

  • Nódulo ou inchaço no testículo. Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.

  • Crescimento ou dor na mama. Em casos raros, os homens com câncer de células germinativas notam a região mamária dolorida ou aumentada. Este sintoma ocorre porque certos tipos de tumores de células germinativas secretam altos níveis do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que estimula o desenvolvimento da mama.

  • Puberdade precoce. Alguns tumores de células de Leydig e de Sertoli podem produzir andrógenos (hormônios sexuais masculinos). Os tumores produtores de andrógenos não provocam quaisquer sintomas específicos em homens, mas em meninos podem provocar sinais de puberdade, como o crescimento de pêlos faciais e corporais em uma idade precoce.

Sintomas do Câncer de Testículo Avançado


Mesmo se a doença esteja disseminada para outros órgãos, muitos homens podem não apresentar sintomas de imediato. Mas, alguns homens podem ter sintomas como:

  • Dor na parte inferior das costas pode ser um sinal de que o câncer se disseminou para os gânglios linfáticos no abdome.
  • Falta de ar, dor torácica, tosse ou até mesmo expectorar sangue podem se apresentar se a doença se disseminou para os pulmões.
  • Dor abdominal, devido aos linfonodos aumentados ou metástases para o fígado.
  • Dores de cabeça ou confusão, devido a disseminação do câncer para o cérebro.

Fonte: American Cancer Society (17/05/2018)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive