Ter um ou mais dos sintomas abaixo não significa que você tenha câncer de pâncreas. Muitos desses sintomas são mais susceptíveis de serem provocados por outras condições clínicas. Entretanto, se você tiver algum deles, é importante consultar um médico, para que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
Icterícia e sintomas relacionados
A icterícia é o amarelamento dos olhos e da pele. Um dos primeiros sinais do câncer de pâncreas é a icterícia, que é causada pelo acúmulo da bilirrubina, uma substância marrom-amarelada escura produzida no fígado. Normalmente, o fígado libera a bile que contém a bilirrubina. A bile atravessa o ducto biliar comum para chegar ao intestino, onde ajuda a quebrar as gorduras, e eventualmente deixa o corpo nas fezes. Quando o ducto biliar comum fica bloqueado, a bile não alcança os intestinos e a quantidade de bilirrubina no corpo se acumula.
Os cânceres que começam na cabeça do pâncreas podem comprimir o ducto biliar, na parte proximal, levando à icterícia. Quando o câncer de pâncreas se dissemina para o fígado, também pode causar icterícia. Mas os cânceres que começam no corpo ou na cauda do pâncreas não pressionam o ducto até que se disseminem pelo pâncreas. A essa altura, o tumor geralmente já se disseminou além do pâncreas.
Existem outros sinais de icterícia, bem como o amarelamento dos olhos e da pele:
O câncer de pâncreas não é a causa mais frequentes da icterícia. Outras causas, como cálculos biliares, hepatite e outras doenças hepáticas, são muito mais comuns.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 11/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.