top
Tipos de Câncer

Câncer de Bexiga


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Oncologia Boehringer Eisai Oncoprod Bayer Janssen ACS Einstein
  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sinais e Sintomas do Câncer de Bexiga

  • Equipe Oncoguia
  • - Data da última atualização: 06/05/2015


Os principais sinais e sintomas do câncer de bexiga são:

  • Sangue na Urina

Na maioria dos casos, sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, não existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina. Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou menos frequentemente vermelha escura. Em outros casos, a cor da urina é normal, mas pequenas quantidades de sangue podem ser encontradas no exame de urina realizado por outros sintomas ou como parte de um exame médico de rotina.

O sangue pode estar presente um dia e ausente no dia seguinte e assim a urina pode ser clara durante semanas ou meses. No caso de um câncer de bexiga, o sangue, eventualmente, reaparece. Normalmente, os estágios iniciais de câncer de bexiga causam pouco sangramento, e pouca ou nenhuma dor.

Sangue na urina não significa necessariamente ter câncer na bexiga. O sangue, frequentemente, pode ser causado por outros motivos, como infecção, tumores benignos, pedras nos rins ou outras doenças renais benignas.

  • Mudanças nos Hábitos Urinários ou Sintomas Irritativos

O câncer de bexiga pode, algumas vezes, causar alterações na micção, como:

  1. Urinar com frequência maior que a habitual.
  2. Sensação de dor ou queimação ao urinar (Disúria).
  3. Urgência em urinar, mesmo quando a bexiga não esteja cheia.

Estes sintomas também podem ser causados por uma doença benigna, como infecções, tumores benignos, pedras na bexiga, bexiga hiperativa, ou um aumento da próstata. Ainda assim, é importante procurar um médico, de modo que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário.

  • Sintomas de Câncer de Bexiga Avançado

Os cânceres de bexiga em estágio avançado podem causar outros sintomas, como:

  1. Impossibilidade da pessoa urinar.
  2. Dor lombar.
  3. Perda de apetite e perda de peso.
  4. Inchaço nos pés.
  5. Dor óssea.

Se há uma razão para suspeitar que uma pessoa possa ter câncer de bexiga, o médico solicitará exames complementares para diagnosticar se é câncer ou outra doença. Em caso de ser câncer, exames complementares serão realizados para determinar o estadiamento da doença.

Fonte: American Cancer Society (25/02/2015)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2015 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive