top
Tipos de Câncer

Câncer de Bexiga


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Apoio
  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sinais e Sintomas do Câncer de Bexiga

  • Equipe Oncoguia
  • - Data da última atualização: 26/07/2012


Os principais sinais e sintomas do câncer de bexiga são:

  • Sangue na Urina

Na maioria dos casos, o sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, não existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina. Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou menos frequentemente vermelha escura. Em outros casos, a cor da urina é normal, mas pequenas quantidades de sangue podem ser encontradas no exame de urina realizado por outros sintomas ou como parte de um exame médico completo.

O sangue pode estar presente um dia e ausente no dia seguinte, e assim a urina pode ser clara durante semanas ou meses. No caso de um câncer de bexiga, o sangue, eventualmente, reaparece. Normalmente, os estágios iniciais de câncer de bexiga causam pouco sangramento, e pouca ou nenhuma dor.

Sangue na urina não significa necessariamente ter câncer na bexiga. O sangue, frequentemente, pode ser causado por outros motivos, como infecção, tumores benignos, pedras nos rins ou outras doenças renais benignas.

  • Mudanças nos Hábitos Urinários ou Sintomas Irritativos

O câncer de bexiga pode, algumas vezes, causar alterações na micção, como:

  1. Urinar com frequência maior que a habitual.
  2. Sensação de dor ou queimação ao urinar (Disúria).
  3. Urgência em urinar, mesmo quando a bexiga não esteja cheia.

Estes sintomas também podem ser causados por uma condição benigna, como infecções, tumores benignos, pedras na bexiga, uma bexiga hiperativa, ou um aumento da próstata (nos homens). Ainda assim, é importante procurar um médico, de modo que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário.

Os cânceres de bexiga em estágio avançado podem causar sintomas adicionais, como dor lombar ou tornar a pessoa inapta para urinar.

Se há uma razão para suspeitar que uma pessoa possa ter câncer de bexiga, o médico solicitará exames complementares para diagnosticar se é câncer ou outra doença. Em caso de ser câncer, exames complementares serão realizados para determinar o estadiamento da doença.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2014 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive