O sinal mais frequente da leucemia mielomonocítica crônica (LMMC) é o aumento dos monócitos, no sangue, o que causa muitos dos sintomas da doença.
Os monócitos podem provocar o aumento do baço ou do fígado. O aumento do tamanho do baço, denominado esplenomegalia, pode provocar dor na parte superior esquerda do abdômen e sensação de saciedade. O aumento do tamanho do fígado, denominado hepatomegalia, causa desconforto principalmente na parte superior direita do abdômen.
O baixo número de outros tipos de células sanguíneas causam muitos dos sinais e sintomas da LMMC, que podem incluir:
Outros sintomas podem incluir perda de peso, febre e perda de apetite. Entretanto, esses sintomas são mais frequentemente causados por outras patologias e não só pela LMMC. Se tiver qualquer um desses sintomas, consulte um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.