Sinais e sintomas da leucemia mieloide aguda (LMA)

A leucemia mieloide aguda pode provocar diferentes sinais e sintomas, sendo que alguns são mais frequentes em determinados subtipos da doença.
 
Sintomas gerais
 
Os pacientes com leucemia mieloide aguda geralmente apresentam vários sintomas não específicos, que podem incluir:

  • Perda de peso.
  • Fadiga.
  • Febre.
  • Sudorese noturna.
  • Perda de apetite.

Esses não são apenas sintomas da leucemia mieloide aguda, e são mais frequentemente causados por outras doenças.
 
Sintomas causados devido à diminuição das taxas sanguíneas
 
Muitos sinais e sintomas da leucemia mieloide aguda estão relacionados à diminuição da produção de células sanguíneas normais da medula óssea, que ocorre quando as células leucêmicas assumem o lugar das células normais na medula óssea. Essa queda é diagnosticada nos exames de sangue, e também pode provocar sintomas:

  • Sintomas devido a diminuição dos glóbulos vermelhos (Anemia). A escassez de glóbulos vermelhos podem provocar fadiga, fraqueza, sensação de frio, tonturas ou vertigens, dor de cabeça e falta de ar.
     
  • Sintomas devido a diminuição dos glóbulos brancos. A escassez de glóbulos brancos podem provocar leucopenia, neutropenia, infecções e febre. 
     
  • Sintomas devido a diminuição das plaquetas. Normalmente, as plaquetas ajudam a parar o sangramento. A falta de plaquetas no sangue, denominada trombocitopenia, pode levar a hematomas e sangramentos, hemorragias nasais frequentes, sangramento nas gengivas e menstruação intensa.

Sintomas causados devido ao elevado número de células leucêmicas. As células cancerígenas da leucemia mieloide aguda, denominadas blastos, são maiores do que os glóbulos brancos normais e têm mais dificuldade para passar por pequenos vasos sanguíneos. Se a quantidade dessas células for muito alta, podem entupir os vasos sanguíneos tornando difícil que os glóbulos vermelhos normais (e oxigênio que eles transportam) cheguem aos tecidos. Isso é denominado de leucostase. A leucostase é rara, mas é uma emergência clínica que precisa ser imediatamente tratada. Alguns dos sintomas são similares aos de acidente vascular cerebral, e incluem dor de cabeça, fraqueza em um lado do corpo, fala ininteligível, confusão e sonolência. Quando os vasos sanguíneos dos pulmões são atingidos, os pacientes apresentam falta de ar. Os vasos sanguíneos dos olhos podem ser afetados, escurecendo a visão ou até mesmo com perda de visão.
 
Problemas de hemorragia e coagulação. Os pacientes com leucemia mieloide aguda do tipo promielocítica aguda podem apresentar sangramento no nariz que não cessa ou um corte que não para de sangrar. Eles também podem apresentar trombose venosa profunda ou dor no peito e falta de ar devido a embolia pulmonar.
 
Dores ósseas ou nas articulações. Alguns pacientes têm dor óssea ou nas articulações provocadas pelo acúmulo de células leucêmicas nessas regiões.
 
Inchaço no abdômen. As células leucêmicas podem se acumular no fígado e no baço, provocando aumento desses órgãos. Isso pode ser percebido como sensação de saciedade ou inchaço na barriga.
 
Sintomas causados pela disseminação da leucemia

  • Disseminação para a pele. Se as células leucêmicas se disseminarem para a pele, podem provocar nódulos ou manchas, similares a erupções cutâneas comuns. Uma coleção de células de leucemia mieloide aguda sob a pele ou outras partes do corpo é denominada cloroma, sarcoma granulocítico ou sarcoma mieloide. Raramente, a leucemia mieloide aguda pode aparecer pela primeira vez como um cloroma sem células leucêmicas na medula óssea.
     
  • Disseminação para a gengiva. Certos tipos de leucemia mieloide aguda podem se disseminar para as gengivas, provocando inchaço, dor e hemorragia.
     
  • Disseminação para a outros órgãos. Às vezes, as células leucêmicas podem se disseminar para outros órgãos. Se a disseminação for para o cérebro e medula espinhal podem provocar sintomas, como dor de cabeça, fraqueza, convulsões, vômitos, problemas com o equilíbrio, dormência facial e visão turva. Em raras ocasiões, a leucemia mieloide aguda pode se disseminar para os olhos, testículos, rins ou outros órgãos.
     
  • Aumento dos linfonodos. Em casos raros, a leucemia mieloide aguda pode se disseminar para os linfonodos, aumentando seu tamanho. Os linfonodos envolvidos do pescoço, virilha, axila e clavícula podem ser sentidos como nódulos sob a pele. Embora qualquer um dos sintomas e sinais acima possa ser provocado pela leucemia mieloide aguda, também podem ser devido a outras condições clínicas. Ainda assim, se você tiver qualquer um desses sintomas, é importante consultar um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 21/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho