Sinais e Sintomas da Leucemia em Crianças

Muitos dos sintomas da leucemia em crianças também podem ser devido a outras patologias. Ainda assim, é importante conversar com o médico do seu filho e comunicar qualquer sintoma, de modo que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário iniciado o tratamento.

Os sintomas da leucemia em crianças são provocados pela diminuição dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Essa diminuição é observada nos exames de sangue, mas também pode provocar sintomas. As células leucêmicas podem invadir outras áreas do corpo, levando a alguns sinais e sintomas.

Os principais sinais e sintomas da leucemia são:

  • Sintomas devido à diminuição dos glóbulos vermelhos (Anemia). A escassez de glóbulos vermelhos pode provocar fadiga, fraqueza, sensação de frio, tontura, dores de cabeça, falta de ar e palidez.
     
  • Sintomas devido à diminuição dos glóbulos brancos. Infecções e febre.
     
  • Sintomas devido à diminuição das plaquetas. A escassez de plaquetas pode levar a hematomas, hemorragias e sangramento nas gengivas.
     
  • Dor nos ossos ou nas articulações. Isso pode ser provocado pelo acúmulo de células leucêmicas próximas da superfície do osso ou das articulações.
     
  • Inchaço do abdômen. As células leucêmicas podem se acumular no fígado e baço aumentando seu tamanho. Isso pode ser notado como um inchaço do abdome.  As costelas inferiores costumam cobrir estes órgãos, mas quando eles estão aumentados o médico pode ao examinar o abdome, determinar quanto aumentaram e se existe presença de dor à palpação.
     
  • Perda de apetite e perda de peso. Se o aumento do baço ou fígado for muito grande, eles podem pressionar outros órgãos como o estômago, limitando a ingestão de alimentos e levando à perda de apetite e de peso ao longo do tempo.
     
  • Aumento dos linfonodos. Alguns tipos de leucemia podem se disseminar para os gânglios linfáticos provocando aumento do seu tamanho. Muitas vezes, os linfonodos aumentam de tamanho por estarem lutando contra uma infecção, especialmente em lactentes e crianças. Um gânglio linfático aumentado em uma criança é geralmente um sinal de infeção, mas deve ser examinado e acompanhado por um médico.
     
  • Tosse ou dificuldade respiratória. Alguns tipos de leucemia podem afetar estruturas no centro do tórax, como os gânglios linfáticos ou o timo, pressionando a traqueia e  provocando tosse ou dificuldade respiratória.
     
  • Inchaço do rosto e braços. A veia cava superior, que leva o sangue da cabeça e braços de volta ao coração, passa ao lado do timo. Um aumento do timo, devido a excesso de células leucêmicas pode pressionar a veia cava superior, provocando a síndrome da veia cava superior. Isso pode causar inchaço na face, pescoço, braços e parte superior do tórax, dores de cabeça, tonturas e alteração da consciência. A síndrome da veia cava superior deve ser tratada imediatamente.
     
  • Dor de cabeça, convulsões, vômitos. Algumas crianças podem estar com a leucemia disseminada para o cérebro e medula óssea no momento do diagnóstico. Isso pode provocar sintomas como dores de cabeça, problemas de concentração, fraqueza, convulsões, vômitos, problemas de equilíbrio e visão turva.
     
  • Erupções cutâneas ou problemas nas gengivas. Em crianças com leucemia mieloide aguda, as células leucêmicas podem invadir a gengiva causando dor, inchaço e sangramento. A disseminação para a pele pode causar pequenas manchas escuras coloridas que podem se assemelhar a erupções cutâneas comuns.
     
  • Fadiga e fraqueza. Uma consequência rara, mas severa da leucemia mieloide aguda é cansaço, fraqueza e problemas na fala. Isso pode ocorrer quando um número elevado de células leucêmicas torna o sangue espesso, diminuindo a circulação através dos vasos sanguíneos finos do cérebro.

Entretanto, a maioria desses sintomas podem ser provocados por outras patologias. Converse com o médico de seu filho para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho