Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sim, você também precisa se cuidar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/12/2019 - Data de atualização: 09/12/2019


Ninguém planeja ficar doente. E de repente você deve cuidar de uma pessoa com câncer e precisa ajudar essa pessoa no dia a dia e nas decisões sobre a doença e o tratamento. Não é fácil. Haverá momentos em que você sentirá que se saiu bem e outros em que quer desistir. Saiba que isto é normal.

Existem muitas causas de estresse que provocam angústia aos cuidadores de pacientes com câncer. Lidar com a doença de alguém próximo, o futuro incerto, preocupações financeiras, decisões difíceis e mudanças inesperadas e indesejadas no estilo de vida são apenas algumas delas. Medo, culpa, confusão, dúvida, raiva e desamparo podem afetar a pessoa com câncer e o cuidador. E, embora o foco seja o paciente, tudo isso também afetará a saúde física e mental do cuidador.

Ao cuidar de si mesmo, você estará mais apto e preparado para cuidar do outro. Saiba que cuidar de alguém com câncer pode ser um trabalho árduo. Vale a pena pedir ajuda antes que o estresse aumente. Abaixo estão algumas maneiras de cuidar de suas próprias necessidades e sentimentos. Planeje coisas que você gosta!

Três tipos de atividades que você pode fazer para si mesmo:

  • Aquelas que envolvem outras pessoas, como almoçar com um amigo.
  • Aquelas que lhe dão uma sensação de realização, como se exercitar ou terminar um projeto.
  • Aquelas que fazem você se sentir bem, como assistir a um filme engraçado ou passear.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive