Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sim, você também precisa se cuidar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/12/2019 - Data de atualização: 09/12/2019


Ninguém planeja ficar doente. E de repente você deve cuidar de uma pessoa com câncer e precisa ajudar essa pessoa no dia a dia e nas decisões sobre a doença e o tratamento. Não é fácil. Haverá momentos em que você sentirá que se saiu bem e outros em que quer desistir. Saiba que isto é normal.

Existem muitas causas de estresse que provocam angústia aos cuidadores de pacientes com câncer. Lidar com a doença de alguém próximo, o futuro incerto, preocupações financeiras, decisões difíceis e mudanças inesperadas e indesejadas no estilo de vida são apenas algumas delas. Medo, culpa, confusão, dúvida, raiva e desamparo podem afetar a pessoa com câncer e o cuidador. E, embora o foco seja o paciente, tudo isso também afetará a saúde física e mental do cuidador.

Ao cuidar de si mesmo, você estará mais apto e preparado para cuidar do outro. Saiba que cuidar de alguém com câncer pode ser um trabalho árduo. Vale a pena pedir ajuda antes que o estresse aumente. Abaixo estão algumas maneiras de cuidar de suas próprias necessidades e sentimentos. Planeje coisas que você gosta!

Três tipos de atividades que você pode fazer para si mesmo:

  • Aquelas que envolvem outras pessoas, como almoçar com um amigo.
  • Aquelas que lhe dão uma sensação de realização, como se exercitar ou terminar um projeto.
  • Aquelas que fazem você se sentir bem, como assistir a um filme engraçado ou passear.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive