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Lidando com a ansiedade durante a pandemia do coronavírus

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/04/2020 - Data de atualização: 06/04/2020


O diagnóstico de câncer geralmente afeta a saúde emocional de pacientes, familiares e cuidadores. A atual pandemia de coronavírus pode aumentar ainda mais a preocupação dos pacientes com câncer, pois eles tentam se manter saudáveis, encontrar e acompanhar as informações que são atualizadas a cada instante e se adaptar às novas rotinas de trabalho, escola e família.

É muito importante que os pacientes oncológicos tomem medidas preventivas para diminuir sua exposição ao coronavírus, mas também precisam cuidar do seu bem-estar emocional e mental.

Esse bem-estar é definido como um pensamento positivo, um se sentir bem e estar satisfeito com a vida, embora isso seja diferente para cada pessoa. Um nível elevado de “bem-estar” está associado a um menor risco de desenvolver uma doença, uma recuperação mais rápida e um sistema imunológico que funciona e responde melhor.

Sentimentos e reações podem mudar com frequência em tempos difíceis, e permanecer positivo pode ajudar a proteger seu estado de saúde geral. Existem coisas que você pode fazer para ajudar a lidar com situações estressantes e ter uma boa sensação de bem-estar, mesmo se você estiver em casa. Abaixo, relacionamos algumas dicas de bem-estar emocional:

  • Passe algum tempo com a família e os amigos. Enquanto você se encontra em distanciamento social, isso pode significar envio de mais mensagens, telefonemas e chamadas de vídeo. Procure e participe também de grupos de suporte on-line.
  • Mantenha uma boa perspectiva, desenvolva hábitos saudáveis ​​e concentre-se nas experiências positivas de sua vida.
  • Pratique atividade física e mantenha uma dieta saudável.
  • Durma e descanse suficientemente, revisite seus livros favoritos, sites, aplicativos e vídeos que podem ajudá-lo a relaxar.
  • Encontre maneiras para se distrair, como conversar com pessoas otimistas, jogar e assistir filmes.
  • Aproveite o momento para colocar as coisas de casa em ordem, experimente preparar novas receitas ou organizar os armários.
  • Concentre-se no seu lado espiritual lendo, participando de discussões on-line ou em comunhão com a natureza, escrevendo um diário, meditando ou criando arte.

Se você acredita que não é capaz de se sentir feliz, procure ajuda profissional. Não hesite em conversar com seu médico quando se sentir angustiado, e, se necessário, solicite a indicação de um psicólogo que possa lhe ajudar nesse momento. Lembre-se que cada pessoa é diferente e seu médico pode ajudá-lo a encontrar a melhor ação a ser tomada com base em sua situação atual.

Fonte: American Cancer Society (16/03/2020)

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