Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sancionada lei sobre prazo para exame de câncer no SUS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 31/10/2019 - Data de atualização: 31/10/2019


O que houve?

Foi sancionada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31) a Lei nº 13.896, de 30 de outubro de 2019, que determina que os exames relacionados ao diagnóstico de neoplasia maligna sejam realizados no prazo de 30 dias.

A mudança será incluída na Lei n° 12.732/12, que já estipula o início do tratamento pelo Sistema Único de Saúde em no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer.

A lei sancionada é oriunda do Projeto de Lei n° 275/15, apresentado pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), aprovado pelo Senado Federal no dia 16 de outubro. Segundo a deputada, o intuito é garantir à população um acesso mais célere aos exames porque, infelizmente, para esses pacientes tempo é um bem precioso. “Determinar que os exames do paciente suspeito de portar alguma daquelas enfermidades sejam concluídos em trinta dias significa fechar a porta da protelação e melhorar o atendimento”, argumentou.

E agora?

A lei entre em vigor após decorridos 180 dias.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive