Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Salvador é Sede do Lançamento da Campanha contra Câncer de Mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/05/2013 - Data de atualização: 15/05/2013


Personalidades femininas de todo o país, como a empresária Ines Carvalho, de Salvador, a jornalista Ana Paula Padrão, a apresentadora Eliana, a atriz Mylla Christie e a jogadora de vôlei Virna participam, a partir deste mês, da Campanha Nacional Dia Rosa, contra o câncer de mama, evento organizado pela Roche, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama.

Salvador foi escolhida para o lançamento nacional da Campanha Dia Rosa, que ocorreu ontem. O evento, organizado pela madrinha da Campanha na cidade, Ines Carvalho, contou com a assinatura de um protocolo de intenções das atividades que serão realizadas dentro da Campanha Dia Rosa com a Prefeitura municipal, no Auditório da Fundação José Silveira. O protocolo inclui também o acordo para a Iluminação do Elevador Lacerda, símbolo da cidade, durante todo o mês de outubro.

Após a assinatura do protocolo, Luciana Holtz apresentou para autoridades da área de saúde, médicos, comunidade e imprensa convidada, a palestra "O Meu dia Rosa - Câncer de Mama e a importância da Mamografia”, seguida da exibição do videodocumentário da Campanha.

A Campanha Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França.

No Brasil, a Campanha Dia Rosa tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres, com idade a partir dos 40 anos, da necessidade de se reservar um dia por ano para seu exame de mamografia, a principal aliada contra o câncer de mama no país.

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o câncer que mais leva as mulheres à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia e, se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%.

"Estima-se que em torno de 25 milhões de mulheres no mundo serão diagnosticadas com câncer de mama nos próximos 25 anos e que mais de 10 milhões podem morrer neste período”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

"No Brasil, a cada hora, são 6 novos diagnósticos e cerca de ¼ das mulheres diagnosticadas têm menos que 50 anos”, salienta a presidente do instituto de combate ao câncer. As principais barreiras para o combate à doença são desinformação, medo, preconceito, acesso difícil ao diagnóstico, infraestrutura insuficiente e falta de capacitação profissional.

"São essas barreiras que a Campanha Dia Rosa pretende derrubar, por isso precisamos do apoio de todas as mulheres”, completa Luciana.

A Campanha Dia Rosa possui uma madrinha em cada uma das principais capitais brasileiras, que é responsável por ativar ações de conscientização sobre a importância da mamografia, o que inclui palestras de conscientização em empresas e locais públicos, eventos para exibição de videodocumentário e fotos, além da iluminação de monumentos públicos.

Fonte: Tribuna da Bahia


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive