Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Saiba quais são os principais fatores que podem causar o câncer de pulmão

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2021 - Data de atualização: 24/08/2021


A relação entre tabagismo e câncer de pulmão já está amplamente comprovada. De acordo com o Instituto Oncoguia, cerca de 85% dos diagnósticos são feitos em pacientes que fumam ou fumavam. Entre os 15% restante, estima-se que metade tenha contato indireto com o tabagismo devido à proximidade frequente com pessoas que fumam. “Outros fatores, ainda não totalmente compreendidos, podem estar ligados à doença. A hereditariedade existe, mas é incomum — famílias que tenham predisposição ao câncer de pulmão. Há também a questão das exposições ambientais e ocupacionais, que podem aumentar o risco”, explica o médico oncologista Luiz Henrique Araújo, pesquisador do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e do Instituto COI (Centro de Oncologia Integrado). Radônio, asbesto e arsênico estão entre os elementos que aumentam as chances de desenvolver a doença. 

Segundo o médico oncologista, evitar que as pessoas fumem e incluir fumantes em programas e tratamentos contra o tabagismo continuam sendo políticas públicas de saúde eficientes contra o câncer de pulmão. “Ter proibido o tabaco em ambientes fechados foi um grande avanço”, diz o especialista. Contudo, mesmo quem mantém distância do cigarro precisa estar atento aos sinais, pois eles são sutis e inespecíficos. Os principais são tosse persistente, rouquidão, falta de ar, cansaço e perda de peso. Quando o câncer é identificado em estágio inicial, as perspectivas de tratamento são maiores, com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. 

Segundo o Inca, a doença atinge mais de 30 mil pessoas por ano (17.760 em homens e 12.440 em mulheres) e causa mais de 30 mil mortes. Neste Agosto Branco, são intensificadas as divulgações de informações voltadas para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão. A Amgen Brasil apoia ações que ampliam o conhecimento sobre a doença. Para saber mais sobre o tema, acompanhe os boletins da empresa no Spotify, Deezer e demais plataformas de áudio. Quem tem a assistente virtual Alexa também pode acessar os conteúdos. Basta dar a voz de comando: “Alexa, Toque Boletim Saúde Jovem Pan”. 

Ouça a segunda edição do Boletim de Saúde Jovem Pan aqui 

Matéria publicada pela Jovem Pan em 24/08/2021.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive