Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Saiba quais são os 10 principais sintomas do câncer infantil

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/09/2021 - Data de atualização: 10/09/2021


No mundo, 215 mil novos casos de câncer são diagnosticados por ano em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes, entre 15 e 19 anos. No Brasil, os óbitos por câncer entre crianças, adolescentes e adultos jovens correspondem à segunda causa de morte, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). 

De acordo com o documento da Sociedade Brasileira de Pediatria, os tipos de cânceres mais frequentes nessa faixa etária são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. 

“É importante que família e criança tenham em mente hábitos saudáveis para sua saúde no presente e futuro; a importância de uma alimentação adequada, incluindo aleitamento materno, o risco que existe na obesidade infantil; os malefícios do cigarro e o alcoolismo cada vez mais frequente na adolescência”, afirma o pediatra, Ramon Minarini.

O médico também reforça que, se há dificuldades relacionadas à prevenção, é preciso estar ainda mais atento a sinais e sintomas para o diagnóstico precoce, que pode fazer toda a diferença na resposta ao tratamento. 

“O acompanhamento com o médico de família ou pediatra é essencial na orientação para o diagnóstico precoce e assertivo, visando melhorar a chance de cura, de sobrevida e de qualidade de vida para as crianças e adolescentes", disse.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis, sendo 4.310 em homens e 4.150 em mulheres. 

Coordenadora da Oncomédica, unidade especializada no atendimento a pacientes oncológicos do Vitória Apart Hospital, Luana Pescuite, afirma que cerca de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados pediátricos com protocolos cooperativos.

“Graças aos avanços no tratamento do câncer infan til nas últimas décadas, atualmente 84% das crianças com câncer sobrevivem cinco ou mais anos. Globalmente, esse é um aumento considerável desde meados da década de 1970, quando a taxa de sobrevida em cinco anos era de apenas 58%”, reforça Luana.

Veja quais são os principais sintomas do câncer infantil:

1- Perda de peso não intencional contínuo e inexplicável;

2- Dores de cabeça progressivas e persistentes

3- Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações

4- Protuberância ou massa no abdômen ou pescoço;

5- Mudanças repentinas na visão;

6- Febres recorrentes não causadas por infecções;

7- Hematomas excessivos;

8- Sangramento repentinos sem explicação;

9- Palidez perceptível; 

10- Cansaço prolongado.

Fonte: R7



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive