S

 

Glossário de termos utilizados neste portal:

 

Salpingo-ooforectomia. Retirada cirúrgica das trompas de falópio e ovários.

Sangue. Consiste em glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e outras substâncias em suspensão no líquido denominado plasma. O sangue leva oxigênio e nutrientes aos tecidos e coleta os resíduos para serem eliminados.

Sarcoma de Kaposi. Um tipo de câncer caracterizado pelo crescimento anormal dos vasos sanguíneos que se desenvolvem em lesões da pele ou podem ocorrer em órgãos internos. Está relacionado com a síndrome de imunodeficiência adquirida.

Sarcoma de partes moles. É um tipo de câncer que pode afetar um grupo de tecidos localizados entre a epiderme e as vísceras, podendo ser tumores de cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo ou de suporte.

Sarcoma. É uma neoplasia do osso, cartilagem, tecido gordo, músculo, vasos sanguíneos ou de outros tecidos do tipo conjuntivo ou de suporte.

Semente radioativa. Uma pequena partícula radioativa que é colocada no tumor ou perto dele.

Sensibilidade. A sensibilidade se refere à porcentagem de pacientes com resultado positivo de um exame para uma doença específica entre um grupo de pacientes com a doença. Nenhum exame tem sensibilidade de 100% porque alguns pacientes com a doença têm resultado negativo (falso negativo).

Síndrome. Conjunto de sinais e sintomas ou condições que ocorrem ao mesmo tempo e sugerem a presença de uma doença ou uma maior probabilidade de desenvolver a doença.

Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Pessoas com síndrome de imunodeficiência adquirida têm um risco maior de desenvolver certos tipos de câncer e de infecções que normalmente ocorrem apenas em indivíduos com um sistema imunológico deficiente.

Síndromes mielodisplásicas. Um grupo de doenças em que a medula óssea não produz células sanguíneas saudáveis o suficiente. Também chamado de pré-leucemia e leucemia fumegante.

Sintoma. Sinais apresentados por uma pessoa que indicam a existência de uma condição ou doença.

Sistema de estadiamento AJCC. Sistema de estadiamento desenvolvido pela American Joint Committee on Cancer para descrever a extensão da doença. O sistema TNM utiliza três critérios para avaliar o estágio do câncer: o próprio tumor (T), os linfonodos regionais ao redor do tumor (N) e se o tumor se espalhou para outras partes do corpo (M).

Sistema de estadiamento Jewett. Sistema de estadiamento de câncer de próstata que utiliza as letras ABCD. "A" e "B" referem-se à doença confinada à próstata. "C" se refere à doença que se desenvolveu fora da próstata, mas não se disseminou para os linfonodos ou outros órgãos. E "D" ao câncer que se espalhou para os linfonodos ou para outros órgãos.

Sistema de estadiamento TNM. Um sistema para descrever a extensão da doença. O sistema TNM utiliza três critérios para avaliar o estágio do câncer: T (indica o tamanho do tumor primário e se disseminou para outras áreas), N (descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos regionais ou se há evidência de metástases em trânsito) e M (indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo).

Sistema imunológico. O grupo complexo de órgãos e células que defendem o organismo contra infecções e outras doenças.

Sistema linfático. Tecidos e órgãos que produzem, armazenam e transportam os glóbulos brancos que combatem infecções e outras doenças. Esse sistema inclui medula óssea, baço, timo, linfonodos e vasos linfáticos.

Sobrevida livre de progressão. Período de tempo durante e após o tratamento em que o paciente está vivendo com a doença estabilizada (que não piora).

Sobrevida. No câncer, sobrevida cobre os aspectos físicos, questões psicossociais e econômicas de câncer, desde o diagnóstico até o fim da vida. Inclui questões relacionadas com a capacidade de obter cuidados de saúde e acompanhamento do tratamento, efeitos tardios do tratamento, novos cânceres e qualidade de vida.

Subcutâneo. Sob a pele.

Suplemento dietético. Um produto que é adicionado à dieta, administrado por via oral e que, geralmente, contém um ou mais ingredientes alimentares, como vitaminas, minerais, ervas, aminoácidos e enzimas. Também denominado suplemento nutricional.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho