Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Riscos e Benefícios de um Estudo Clínico

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/03/2012 - Data de atualização: 31/01/2016


O câncer é uma doença que abala toda a sua vida e que acarreta alguns sintomas indesejáveis, nem sempre relacionados aos tratamentos. Por isso mesmo, dependendo do seu estado geral, da sua condição física e do tipo do seu tratamento, você deve analisar os riscos e os benefícios de um novo tratamento, no caso a participação em um estudo clínico para pacientes com câncer.

Benefícios


Existem diversas razões pelas quais um paciente se interessa em participar de um estudo clínico, como a cura da doença, melhora na qualidade de vida, aumento da sobrevida (em casos de cânceres avançados), o fato de estarem contribuindo com o combate ao câncer e a possibilidade de serem os primeiros a tomar um novo medicamento.

Riscos. Sim, Existem Riscos!

O risco mais importante e que você deve avaliar antes de entrar no estudo é o efeito colateral dos tratamentos. Procure saber quais são os efeitos colaterais esperados e saiba que efeitos inesperados também podem ocorrer. Na pesquisa clínica, o efeito colateral é denominado evento adverso.

Os efeitos colaterais que eventualmente possam surgir durante a realização do estudo clínico são tratados e documentados imediatamente, devendo ser encaminhados como um comunicado para ciência do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Nos casos em que os efeitos colaterais possam provocar risco aumentado para a saúde do paciente, a medicação é imediatamente suspensa, sendo instaurado de imediato o tratamento necessário para suprimir o evento. Os medicamentos do estudo poderão ser posteriormente reintroduzidos ou definitivamente suspensos. Todos os eventos adversos são reportados ao CEP.

No seu TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido), devem estar descritos os efeitos colaterais esperados. Consulte-o sempre!

Lembre-se - Determinados eventos também podem ocorrer nas quimioterapias tradicionais, como queda de cabelo, náuseas e vômitos. Por isso, analise e compare os efeitos colaterais das opções de tratamento para o câncer a que você poderá ser submetido.

Outro risco é a possibilidade do tratamento ou do novo medicamento contra o câncer não comprovar a eficácia esperada, ou seja, não funcionar da forma esperada.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive