Os pacientes que tiveram linfoma não Hodgkin podem ser afetados por uma série de problemas de saúde, mas muitas vezes a sua maior preocupação é enfrentar o câncer novamente. Se um câncer volta após o tratamento é chamado de recidiva. Mas alguns pacientes podem desenvolver um novo câncer. Isso é chamado de segundo câncer primário. Não importa o tipo de câncer que teve, ainda é possível ter outro (novo) câncer, mesmo depois de sobreviver ao primeiro.
Os pacientes que tiveram linfoma não Hodgkin têm um risco aumentado para:
A radioterapia da região torácica aumenta o risco de câncer de mama em mulheres tratadas para o linfoma de Hodgkin antes dos 30 anos. O mesotelioma, um câncer raro da pleura também é aumentado naqueles que fizeram radioterapia.
Acompanhamento após o Tratamento
Após o término do tratamento para o linfoma não Hodgkin, você ainda deve consultar o seu médico regularmente para procurar sinais de possíveis recidivas ou disseminação da doença. Comunique seu médico sobre quaisquer novos sintomas ou problemas, porque eles poderiam ser causados pela recidiva da doença ou por um segundo tipo de câncer.
Mulheres tratadas com radioterapia na região torácica antes dos 30 anos têm um risco aumentado de câncer de mama. Recomenda-se exames de ressonância magnética das mamas anualmente, além de mamografias e exames clínicos da mama, a partir dos 30 anos para essas mulheres.
Os pacientes que completam o tratamento para o linfoma não Hodgkin, devem seguir as recomendações de rastreamento para a detecção precoce de determinados tipos de câncer, como câncer colorretal, câncer de pulmão e câncer de mama.
Diminuindo o risco de ter um segundo câncer
Existem medidas a serem seguidas para diminuir o risco de contrair o risco e permanecer o mais saudável possível. Por exemplo, é importante evitar o tabagismo, pois esse aumenta o risco de muitos tipos de cânceres, incluindo alguns dos segundos tipos de câncer observados em pacientes com linfoma.
Para ajudar a manter a boa saúde, os ex-pacientes também devem:
Essas ações também podem reduzir o risco de outros tipos de câncer.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Risco de desenvolver um segundo câncer.
Fonte: American Cancer Society (01/08/2018)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.